Categorias: Mundo

Protesto violento: bancos e comércios são incendiados em Bangcoc

PUBLICIDADE

Dezenas de edifícios queimam nesta quarta-feira, 19, à noite em Bangcoc, após uma operação do Exército para dispersar os oposicionistas "camisas vermelhas", que não conseguiu assumir o controle de toda a capital tailandesa, de acordo com informações da agência de notícias AFP.

A Bolsa de Valores de Bangcoc também foi alvo de ataques. O incêndio ocorreu no primeiro andar do prédio, localizado no distrito financeiro da cidade, ocupada pelos manifestantes há mais de dois meses. Não há informações sobre vítimas nesse incidente. A Bolsa fechou mais cedo por causa dos tumultos na capital e não deve abrir amanhã nem na sexta-feira. Os bancos comerciais também não devem funcionar nesse período.

Havia grandes colunas de fumaça saindo do Central World, um dos maiores shoppings do Sudeste Asiático. Instalações do Canal 3 e do cinema Siam Theatre também pegaram fogo. O porta-voz dos bombeiros disse que muitas agências do Bangkok Bank estavam em chamas. Esse banco já foi alvo anteriormente de manifestantes contrários ao governo, pois eles suspeitam que a instituição financie grupos rivais.

Segundo um porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, a operação militar permitiu às autoridades recuperar o controle de dois bairros principais, a área de Rajaprasong e distrito de Lumpini, que os manifestantes ocuparam a cerca de seis semanas.

Pelo menos cinco pessoas morreram em uma ofensiva do Exército tailandês para acabar com o acampamento dos manifestantes. A ação elevou para 65 o número de mortos desde março, e resultou na rendição de líderes do movimento. "No final da operação, o governo recuperou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem diversas áreas onde as operações devem continuar", disse Panitan.

Toque de recolher

O governo anunciou um toque de recolher durante a noite para lidar com manifestantes que ignoraram o pedido dos líderes do movimento. As autoridades acusam manifestantes extremistas pelos incêndios. Algumas pessoas desse grupo oposicionista estariam descontentes com a decisão de se render.

"O governo pede a todos aqueles que participam dos ataques que cessem estas ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em negociar a reconciliação nacional", declarou Panitan.

O toque, o primeiro na capital tailandesa desde 1992, deveria entrar em vigor às 20 horas locais (13 horas no Brasil) e ir até as 6 horas da quinta-feira. A medida foi estendida para 21 províncias do país.

Os líderes do protesto se renderam nesta quarta e disseram a seus partidários para ir para casa. Um porta-voz da polícia afirmou que havia homens em Bangcoc com autorização para atirar em qualquer um que estivesse saqueando, iniciando incêndios ou incitando novas manifestações.

A rendição dos líderes do grupo oposicionista ocorreu após o Exército cercar a zona ocupada pelos manifestantes. Os camisas vermelhas exigiam a renúncia do primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, e a dissolução do Parlamento a fim de que haja novas eleições. Eles questionam o fato de Abhisit ter sido eleito em voto indireto do Parlamento e não ser, na opinião deles, um líder legítimo.

 

 

 

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB deve indicar até três novos conselheiros do TCE em 2025 devido a aposentadorias de membros da Corte; veja quem sai

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá a oportunidade de indicar até três novos conselheiros…

29 de novembro de 2024

Funcionária do Padre Zé denuncia assédio e acúmulo de funções e pede indenização de R$ 162 mil

Uma ação trabalhista movida por uma funcionária do Hospital Padre Zé em João Pessoa, trouxe…

29 de novembro de 2024

Câmara de Natuba define subsídio de R$ 8 mil e institui verba indenizatória para vereadores em 2025

A Câmara Municipal de Natuba, localizada no Agreste da Paraíba, aprovou a fixação do subsídio…

29 de novembro de 2024

Fraternidade Irmãos de Francisco promove 12° Natal dos “Moradores em situação de Rua” em Campina Grande

Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as…

29 de novembro de 2024

PIS/PASEP: veja quem terá direito ao abono em 2025, com proposta de corte de gastos do governo

Entre as medidas previstas no pacote de corte gastos do governo, anunciado na noite da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em CG já têm seis pré-candidaturas à presidência da Câmara

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024