Categorias: Mundo

Protestos continuam em várias cidades dos EUA mesmo com ameças de Trump

PUBLICIDADE

Horas após a ameaça feita pelo presidente Donald Trump de forças armadas para “dominar as ruas”, cidades dos Estados Unidos foram tomadas por cenas de mais violência que ofuscaram protestos pacíficos contra o racismo na segunda-feira (1º). Esse sétimo dia de manifestações aconteceu em um momento que 40 cidades do país impuseram um toque de recolher para tentar conter novos confrontos.

– Em Nova York, manifestações pacíficas registram alguns incidentes: foram quebradas vitrines de lojas perto do Rockefeller Center e da loja Macy na 34th Street. Um carro passou perto de um grupo de agentes de segurança e deixou pelo menos dois feridos.

Na Filadélfia, policiais usaram armas não letais para dispersar um grupo de manifestantes que ocupou uma rodovia interestadual depois do toque de recolher.

– Em Washington, os arredores da Casa Branca registraram confrontos entre forças de segurança e manifestantes durante o discurso de Trump. Helicópteros sobrevoaram os manifestantes. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, antecipou em quatro horas o início do toque de recolher, que começou às 19h (21h de Brasília). Depois deste horário, dezenas de manifestantes foram detidos.

As manifestações desta segunda ocorrem uma semana após a morte de George Floyd, um ex-segurança negro morto em Minneapolis após um policial branco ajoelhar sobre seu pescoço durante abordagem (leia mais abaixo).

A onda de manifestações, algumas violentas, atingiu várias importantes cidades americanas. Na segunda, o presidente Donald Trump ameaçou enviar as Forças Armadas para as cidades onde estivessem acontecendo os protestos caso os governadores e prefeitos não contivessem a violência.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Reeleita pelo PP, prefeita de Conde avisa que João Azevêdo pode contabilizá-la no time para 2026: “Sou governista”

A prefeita de Conde, Karla Pimentel (PP), em entrevista nesta quinta-feira (25), reafirmou seu compromisso…

24 de outubro de 2024

Reta final: PB Agora divulga sábado, véspera da eleição, pesquisa Datavox de intenção de voto para a prefeitura de João Pessoa

O Portal PB Agora divulgará no próximo sábado (26) nova pesquisa Datavox de intenção de…

24 de outubro de 2024

Queiroga minimiza acusação da PGR e rebate: “Ação será infrutífera e sem fundamento”

O candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, reagiu de forma enfática ao pedido…

24 de outubro de 2024

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Marcelo Queiroga e ex-ministros por ações e omissões durante a pandemia

Nesta quinta-feira (24), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) apresentou representação criminal à Procuradoria-Geral…

24 de outubro de 2024

Cícero Lucena e Marcelo Queiroga divulgam horários e locais de votação; confira

Os dois candidatos ao cargo de prefeito de João Pessoa divulgaram os horários e locais…

24 de outubro de 2024

Pendurou as chuteiras: Renato Martins anuncia fim da vida pública após assumir vaga na CMJP

O vereador Renato Martins (Avante), empossado na última terça-feira (22) na Câmara Municipal de João…

24 de outubro de 2024