A cantora britânica Sarah Brightman anunciou nesta quarta-feira (10) que iniciará um curso de treinamentos para viajar como à Estação Espacial Internacional (ISS) na qualidade de turista.
"Planejo participar de um voo espacial e há pouco recebi a confirmação da Roscosmos (a agência espacial russa) que fui aprovada com sucesso nos testes médicos e físicas e que posso começar os treinamentos", afirmou a artista, de 52 anos, citada pela agência Interfax.
O curso, que possui seis meses de duração, deverá ser realizado após a conclusão da turnê mundial que a cantora realizará em 2013. Já os prazos concretos do voo serão estipulados pela Roscosmos com outros participantes do projeto da ISS.
No último mês de março, o diretor da Roscomos, Vladimir Popovkin, declarou que a Rússia poderia retomar em 2014 o programa de turismo espacial iniciado em 2001. Os voos turísticos à ISS a bordo das naves russas Soyuz, suspensos em 2009, foram organizados pela companhia Space Adventures (SA).
Até o momento, a ISS já recebeu sete turistas espaciais, os quais teriam pago uma quantia entre US$ 20 e US$ 30 milhões pela viagem. O americanos Denis Tito (2001) foi o primeiro a viajar à plataforma, seguido pelo sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e o norte-americano Gregory Olsen (2005).
A americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher turista a viajar à estação (2006), seguida do americano de origem húngara Charles Simonyi (2007) e de Richard Garriott (2008), filho do astronauta americano Owen Garriott.
Simonyi foi o único turista a repetir experiência em março de 2009, enquanto o fundador do Cirque du Soleil, o canadense Guy Laliberté, foi o último turista a adentrar na ISS, onde dirigiu um espetáculo celebrado nos cinco continentes para alertar o mundo sobre o problema da escassez de água.
UOL