O governador da Califórnia Arnold Schwarzenneger se envolveu em outro caso polêmico após aparecer com uma faca em um vídeo postado no Twitter (serviço de microblog). Agora, a questão é com focas.
Cerca de 200 animais ‘moram’ em uma praia de La Jolla, Children´s Pool (piscina das crianças, em livre tradução) desde 1997, e o assunto foi parar na justiça americana no começo do milênio.
O juiz da Corte Suprema, Yuri Hofmann, chegou a adiar a sua decisão sobre o destino das focas após uma decisão do ator/político. Primeiro, a intenção era de tirar os bichos da região com proteção federal para que a praia voltasse a ser utilizada pelos homens. Depois, porém, o governador Arnold Schwarzenneger assinou uma lei permitindo que a praia fosse utilizada como um parque para os mamíferos marinhos.
Para que as focas saíssem naturalmente da região, a cidade chegou a planejar um gasto de cerca de US$ 700 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) para retirar os animais. Uma das medidas seria colocar gravações de cães latindo para assustar as focas.
As focas estão na praia desde os anos 1990. Em 1997, a cidade chegou a colocar um aviso na região para que as pessoas evitassem tomar banho por lá por conta do risco de se pegar bactérias de focas.
Em 2004, um homem entrou com um processo exigindo que a praia voltasse a ser utilizada apenas pelos homens. No ano seguinte, a justiça determinou que as focas fossem retiradas da praia, mas ocorreu a apelação e a história seguiu nos tribunais.
Entre os que querem que as focas saiam, estão mergulhadores e pais, que defendem que a praia não tem ondas o que favorece o banho das crianças e para mergulho.
Uma nova audiência sobre o destino das focas deve sair em outubro.
G1