O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou hoje (17) à capital haitiana, Porto Príncipe, para avaliar pessoalmente os danos do terremoto que atingiu o país na última terça-feira (12) e reforçar o pedido de ajuda internacional às vítimas. As informações são da agência Lusa.
Ban foi recebido na capital haitiana pelo atual chefe da missão da ONU no Haiti, Edmond Mulet. Ao chegar, ele se mostrou "muito sensibilizado e agradecido" pela forte ajuda internacional, fez questão de sublinhar a importância de "não se desperdiçar um único item, um único dólar" da ajuda recolhida pela comunidade internacional.
O secretário-geral vai se reunir com presidente do Haiti, René Préval, para avaliar a situação e discutir como coordenar melhor os esforços humanitários internacionais no país, devastado pelo terremoto de 7 graus na escala Richter. Ban deverá também visitar a sede da missão da ONU no Haiti, completamente destruída pelo tremor, e sobrevoar as áreas e zonas mais danificas no país.
Mais cedo, em Nova York, ele afirmou que a tragédia causada pelo terremoto em Porto Príncipe é “pior crise humanitária em décadas”. Na sexta-feira, fez um apelo internacional por US$ 550 milhões para salvar o Haiti.
Agência Brasil