Categorias: Mundo

Terremoto levou pânico à Indonésia

PUBLICIDADE

Um terremoto de 7,7 graus na escala Richter atingiu o norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, às 5h18 desta quarta-feira (7), no horário local (19h18 desta terça-feira, no horário de Brasília). As informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que chegou a divulgar medições preliminares de 7,2 e 7,8 graus para o sismo.

O forte abalo ocasionou cenas de pânico nas ruas de muitas cidades. Um correspondente da agência France Presse na região relatou:

– As pessoas entraram em pânico e abandonaram suas casas. Vi muita gente que mora perto do mar fugindo de motocicleta, com medo de tsunami.

Apesar da forte intensidade do tremor e do medo da população, não há informações sobre vítimas graves ou danos materiais importantes. Segundo os serviços de emergência, algumas pessoas ficaram feridas, quatro delas em consequência dos danos provocados às casas da pequena ilha de Simeulue, na costa noroeste de Sumatra.

O epicentro do tremor se localizou no mar, a menos de 100 km da costa e a uma profundidade de 46 km. O tremor foi sentido em várias partes do arquipélago indonésio e também em Cingapura. A Província de Sumatra do Norte é habitada por 12 milhões de pessoas.

Um alerta de tsunami chegou a ser gerado na região, mas foi cancelado mais tarde. Duas réplicas com intensidade superior a 5 graus na escala Ricther foram registradas no intervalo de 30 minutos após o terremoto.

O serviço de energia elétrica chegou a ser suspenso em Acehnese, capital da Província de Banda Aceh, mas os telefones celulares operavam normalmente.

O terremoto desta terça-feira aconteceu cerca de 180 km ao sul do epicentro do maior tremor dos últimos anos em todo o mundo, o sismo de 9,1 graus na escala Richter que gerou um tsunami devastador em dezembro de 2004, matando 220 mil pessoas em diversos países da região.

Terremotos são frequentes na Indonésia

A região da Indonésia é frequentemente afetada por grandes terremotos. O país se localiza no Círculo de Fogo do Pacífico, no encontro de três grandes placas tectônicas – a placa da Eurásia, da Austrália e do Pacífico – o que provoca frequentes erupções vulcânicas e tremores. O terremoto desta terça-feira aconteceu na costa oeste do país, no oceano Índico.

No ano passado, houve cinco terremotos de 7 graus na escala Richter ou mais nas ilhas do país ou próximos à costa. Um deles, de 7,5 graus, matou cerca de 1.100 pessoas na ilha de Sumatra.

R7

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024