Categorias: Mundo

Tia de Angelina Jolie morre vítima de câncer de mama

PUBLICIDADE

 A tia de Angelina Jolie, Debbie Martin, 61 anos, morreu de câncer de mama, nesse domingo (26), apenas duas semanas após a atriz ter revelado ao mundo sua decisão de fazer uma dupla mastectomia para evitar o câncer de mama. As informações são do jornal The Guardian.

Martin estava internada, em coma, em um hospital de San Diego, nos Estados Unidos. Ela era a irmã mais nova da mãe de Angelina, Marcheline Bertrand, que também morreu de câncer em 2007, um dos motivos para a atriz ter decidido fazer a mastectomia, da qual falou abertamente em artigo do New York Times, no dia 14 de maio.

De acordo com Ronald Martin, marido da tia de Angelina Jolie, Debbie tinha o mesmo gene defeituoso, o BRCA1, que Jolie tem, mas não sabia disso até 2004, quando recebeu o diagnóstico de que estava doente. "Se soubéssemos disso antes, certamente teríamos feito como Angelina", disse Ronald.

"Angelina manteve contato durante toda a semana e seu irmão Jamie nos visitou, dando apoio dia a dia. Ambos amavam muito Debbie. Apesar de Angie não ter conseguido vir agora, enviou seu amor e apoio, era muito agradável", contou.

Procedimento

Jolie explicou em seu artigo do New York Times que seu procedimento começou em 2 de fevereiro, com uma intervenção que exclui doenças nos dutos mamários, atrás dos mamilos, e atrai um fluxo maior de sangue para a região.

Duas semanas depois teve início a cirurgia principal, que é a remoção do tecido do seio, com o preenchimento temporário da mama. Passadas nove semanas, a operação foi completada com a reconstrução dos seios com um implante. “Houve muitos avanços neste procedimento nos últimos anos, e os resultados podem ser lindos”, afirmou a atriz.

A atriz diz que terminou, no dia 27 de abril, os três meses de procedimentos médicos envolvidos com a mastectomia – durante o período, Jolie disse que conseguiu manter sua vida pessoal e profissional.

Por ter o gene BCRA1, Jolie já planeja a retirada do ovário, também com o objetivo de prevenir um câncer no órgão. Médicos da atriz estimaram que, devido ao gene defeituoso, como classificaram, ela tem 50% de chances de desenvolver um tumor no local.

A retirada das mamas foi feita antes por causa do maior risco da doença nos seios – calculado em 87%. A mãe de Jolie, que morreu de câncer de mama quando tinha 56 anos de idade, foi uma das inspirações da atriz para a operação, já que temia não ficar com os filhos o tempo suficiente.

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Batalhão de Polícia Ambiental desarticula cativeiro ilegal e resgata aves silvestres na PB

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) realizaram uma operação neste sábado (21), na cidade…

21 de setembro de 2024

Assessoria de Cícero Lucena denuncia campanha coordenada de ataques digitais contra o prefeito e Leo Bezerra

A assessoria do prefeito Cícero Lucena denunciou neste sábado (21), que dezenas de perfis falsos…

21 de setembro de 2024

Secretaria estadual de Educação desmente boatos sobre desligamento de terceirizados

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) emitiu uma nota oficial neste sábado (21)…

21 de setembro de 2024

Aprovação da gestão do prefeito César Marques em Aroeiras chega a 83%, aponta PB Agora/Datavox

Chega a 83% o índice de aprovação da administração do atual prefeito e candidato à…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox: números da espontânea também confirmam vantagem de César Marques em Aroeiras

Os resultados da pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024