A Paraíba o tempo todo  |

Tremor em El Salvador e Nicarágua

 Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu os territórios de El Salvador e Nicarágua na noite desta segunda-feira (13), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica em todo mundo. O sismo, também sentido em Honduras, Costa Rica, Guatemala e México, deixou ao menos um morto.

O Centro de Alertas de Tsunamis no Pacífico emitiu um alerta para uma zona costeira de 300 km ao redor do epicentro, mas poucos minutos depois informou que a ameaça era mínima. Na madrugada desta terça, o centro cancelou o alerta de tsunami.

O epicentro no oceano evitou um número maior de vítimas e danos materiais.
Durante o tremor um poste caiu e matou um homem morador de rua em San Miguel, a 135 km de San Salvador, em El Salvador, informou o prefeito da cidade, Wilfredo Salgado, à rádio YSKL.

Há relatos de danos pequenos em imóveis em San Miguel, segundo Salgado. Mas não há, por enquanto, relatos de danos grandes no restante do país.
O tremor ocorreu às 21h51 (local) na região costeira do departamento Usulután, banhado pelo Oceano Pacífico. Sua duração foi de cerca de 30 segundos. O epicentro foi localizado a 106 km ao sul-sudeste de Usulután e a 40 km de profundidade, afirmou o USGS. A região faz fronteira com a Nicarágua.
Moradores dos dois países chegaram a deixar suas casas para buscar segurança nas ruas, longe das edificações.
Várias regiões de El Salvador e da Nicarágua estão sem energia, informam as agências internacionais de notícias.

Nicarágua
O presidente de Nicarágua, Daniel Ortega, decretou "alerta amarelo" para a região costeira banhada pelo Pacífico. O governo teme tsunami e réplicas após o forte terremoto registrado na fronteira com El Salvador. Ortega orientou moradores de zonas costeiras a procurarem abrigos em lugares altos .
O governo nicaraguense também suspendeu aulas nas escolas localizadas nas cidades do Pacífico.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe