Primeiramente, que Deus abençoe Trump e sua administração! Independentemente de quão controverso ele é, sua administração causará grande impacto em todo o mundo. Que Deus lhe dê sabedoria!
Trump volta à Casa Branca com grandes poderes. Ele terá maioria no Congresso e contará com a maioria de juízes indicados à Suprema Corte pelo Partido Republicano. Trump tem o potencial de causar uma revolução política e econômica no mundo.
Ademais, Trump terá a oportunidade de combater a ideologia Woke que tem corroído instituições históricas do Ocidente. Ele poderá dar voz à média da população americana que foi sufocada pelo elitismo progressista do Partido Democrata.
O nacionalismo de Trump pode estreitar a influência das democracias sobre o restante do mundo. Além de Trump revitalizar um discurso imperialista (Groenlândia e Panamá), a China pode aproveitar o vácuo americano para ampliar seu poder de influência sobre países fora do radar trumpista.
O plano de Trump de tarifar importações e expulsar imigrantes ilegais tem potencial inflacionário, já que a oferta de mão de obra tende a diminuir nos EUA e os produtos importados ficarão mais caro. Mais inflação pode aumentar o juros americano, atraindo investidores e pressionando as moedas de países emergentes.
Nesse cenário, o caso brasileiro é preocupante já que a dívida pública está alta e o preço para financiá-la em um cenário de EUA mais atraente para investimentos pode se tornar muito custoso de arcar. Se o Brasil não fizer uma reforma estrutural para conter seu endividamento, o futuro será sombrio.
Trump abandonou o legado cosmopolita de livre mercado internacional de Reagan, como também não é um forte crente na expansão da democracia pelo mundo. Para o bem e para o mal, Trump is back e o mundo não será o mesmo.
Anderson Paz