O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Elías Jaua, afirmou que a Venezuela processará o jornal espanhol "El País" pelas "ofensas graves contra a dignidade" do presidente Hugo Chávez. O diário publicou na última quarta-feira uma falsa foto do mandatário entubado em uma cama de hospital.
"O vice-presidente [Nicolás Maduro] nos orientou a tomar ações contundentes na Justiça contra o jornal, pelas ofensas graves às quais submeteu a dignidade do presidente da Venezuela com uma falsa foto", disse o chanceler.
Segundo ele, as medidas legais serão abertas "em nome da República" e coordenadas pela Procuradoria Geral.
O "El País" publicou a foto em sua versão on-line, afirmando que se tratava de "uma imagem inédita e exclusiva" do mandatário, "tirada há alguns dias e que mostra um momento de seu tratamento médico em Cuba, segundo as fontes consultadas pelo jornal".
A imagem também foi veiculada na versão impressa do periódico. Com a polêmica gerada, o El País admitiu a falha e tirou de circulação todos os exemplares do jornal.
Hugo Chávez está internado em Cuba desde o ano passado para um tratamento contra um câncer na pélvis. Ele já foi submetido a quatro cirurgias, sendo que a última ocorreu em 11 de dezembro.
Ontem, o vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez está vivendo "os melhores dias" desde a cirurgia.
UOL