12 municípios paraibanos vão integrar o programa do Governo Federal ‘Cidades Intermediadoras’ para reduzir desigualdades regionais

PUBLICIDADE

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou um novo programa estruturado pelo Governo Federal na intenção de agir diretamente sobre os fatores locais que estão associados às desigualdades entre os municípios de uma mesma região. O ‘Cidades Intermediadoras para o Desenvolvimento Regional’ tem o intuito de diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, promovendo a ativação em rede das cidades que se conectam no território, como intermediadoras de bens e serviços públicos.

Na Paraíba, 12 municípios foram selecionados para integrarem o programa. O município de Cajazeiras foi escolhido nessa primeira etapa do programa para ser uma Cidade Intermediadora. Os outros municípios selecionados são: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo.

Na primeira fase do programa, foram escolhidas 26 “cidades intermediadoras” em todo o Brasil, a partir de um recorte territorial das regiões geográficas imediatas, conforme a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotada na pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic). Na classificação do programa, a cidade intermediadora recebe o nome de “município-vetor” da região imediata.

Cada uma das 26 cidades é formada por um conjunto de municípios que fazem a intermediação de bens e serviços para o entorno. A definição das cidades intermediadoras não é apenas a partir do porte populacional, mas também de funções relevantes que cumprem (ou poderiam cumprir), para o desenvolvimento do entorno imediato e das regiões onde se encontram. Nesta fase do programa, 258 municípios serão impactados (confira a lista completa ao final).

No âmbito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o programa irá estabelecer vetores de desenvolvimento em nível sub-regional. Com isso, ampliará o acesso a oportunidades de trabalho e renda, irá difundir bens e serviços públicos e aprimorar infraestruturas econômicas e urbanas, por meio da articulação de políticas setoriais federais, que serão coordenadas pela União e demais entes federativos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Estudos da sondagem geotécnica das fundações iniciam primeiros serviços da construção da Ponte do Futuro

Com o início dos estudos da sondagem geotécnica das fundações, nessa terça-feira (23), às margens…

25 de setembro de 2024

Juiz concede liberdade provisória a candidato a prefeito de Uiraúna preso por porte ilegal de arma

O juiz Renato Levi Dantas Jales, da 3ª Vara Mista de Catolé do Rocha, determinou…

25 de setembro de 2024

INVESTIMENTO: Polícia Civil renova toda a frota de viaturas e recebe mais 90 veículos

Toda a frota de viaturas da Polícia Civil da Paraíba está sendo substituída por veículos…

25 de setembro de 2024

TSE avança no julgamento que pode cassar prefeita de Monteiro; gestora tem placar desfavorável em 2 a 1

O julgamento do processo de cassação da prefeita de Monteiro, Anna Lorena Nóbrega, avançou no…

25 de setembro de 2024

A 11 dias das eleições, candidato a prefeito de Mamanguape desiste e retira candidatura citando “razões pessoais”

José Carlos Pereira da Silva, conhecido como Vinho do PT, retirou sua candidatura à Prefeitura…

25 de setembro de 2024

Tentativa de assalto em Santa Rita termina com um suspeito morto e outro baleado

Na manhã desta quarta-feira (24), uma loja na Avenida Campina Grande, em Santa Rita, foi…

25 de setembro de 2024