Proporcionar visibilidade para a produção de mel no Cariri da Paraíba, incentivando a expansão das atividades e novas oportunidades de negócios na região. Essa é a proposta do Festival do Mel de São José dos Cordeiros, evento promovido pela Prefeitura Municipal, que chega a sua 12ª edição em 2022. O festival, que conta com o apoio do Sebrae/PB, tem início nesta sexta-feira (16), com diversas atividades gratuitas para o público.
De acordo com a programação, o evento, que segue ocorrendo até o próximo domingo (18) no Centro da cidade, vai contar com degustação de mel e de diversos pratos preparados com o produto, exposição do artesanato regional e apresentações culturais. Já a programação técnica do festival contempla a realização de palestras e oficinas, além da promoção do 12º Seminário de Integração da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura do Cariri.
Entre os temas que serão abordados durante as atividades, estão as potencialidades do setor apícola, manejo para produção de própolis, legislação para criação de abelhas sem ferrão, a potencialidade econômica da abelha jandaíra no semiárido e a importância do sistema de gestão para negócios apícolas. Segundo os organizadores, as capacitações, que também são gratuitas, vão ocorrer na Escola Manoel da Silva Almeida.
Para a gerente regional do Sebrae/PB no Cariri, Madalena Arruda, o retorno do festival, após dois anos de paralisação por conta da pandemia, simboliza a superação das dificuldades enfrentadas e a valorização da cadeia produtiva da apicultura. “Mesmo em tempos de seca profunda, que vivemos durante seis anos, essa cadeia produtiva foi sustentada. E o mais interessante disso, principalmente em São José dos Cordeiros, é o propósito que esses empreendedores têm e o seu compromisso com o meio ambiente, com a apicultura e a sustentabilidade”, explicou Madalena Arruda.
Ainda conforme a gerente, “quando tudo estava para desaparecer, quando não tinha água e alimento para essas abelhas, o Sebrae estava junto com os produtores, promovendo inovação e tecnologias que trouxessem técnicas de alimentação artificial e outros aspectos que sustentaram a cadeia produtiva. Então, um dos principais propósitos do Sebrae ao apoiar eventos como este é fortalecer e promover a competitividade da cadeia produtiva apícola, mas, ao mesmo tempo, também promover e trabalhar a sustentabilidade, uma vez que fortalecer atividades apícolas é pensar também no meio ambiente”.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…