Categorias: Paraíba

17 socioeducandos passam para segunda fase da Olimpíada de Matemática

PUBLICIDADE

Dezessete alunos e alunas das unidades socioeducativas da Paraíba foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) 2019, sendo quatro no nível 1, seis no nível 2 e sete no nível 3.

Na unidade Rita Gadelha, 10 socioeducandas participaram da primeira fase, já na unidade CEJ foram 46 jovens e no CSE 90 adolescentes participaram da competição. Os resultados foram enviados para o comitê em Brasília, que em seguida fará a relação dos classificados por estado.

O coordenador do Eixo Educação, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), Rafael Honorato, observou que a participação do socioeducando na olimpíada é ininterrupta, desde a implantação da Escola Cidadã Integral Socioeducativa, nas unidades de internação da socioeducação.

“Essa é uma oportunidade de mostrarmos a capacidade que esses jovens têm, todavia é necessário que a sociedade, antes de tudo, possibilite a oportunidade para que eles possam desenvolver essas habilidades e competências de forma a tornarem-se sujeitos críticos capazes de utilizar tais conhecimentos para a efetivação de seus Projetos de Vida. A OBMEP passa a ser mais do que uma avaliação e transforma-se em mais um instrumento, que dá visibilidade a esses jovens da Socioeducação dando-lhes oportunidades negadas em sua vida escolar”, disse.

O coordenador explica que o Eixo Educação da Fundac quer descobrir protagonistas nas mais diversas áreas do conhecimento. Por isso, os profissionais do Eixo Educação e da Escola Cidadã Integral Socioeducativa estão sentindo a necessidade de buscar adesão às olimpíadas de outras áreas, como português, história, química, entre outras.

Para Tatiana Pinangé, gestora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, trazer a olimpíada de matemática para dentro socioeducação é um respeito para com esses jovens e é trazer tudo que tem nas escolas convencionais para a socioeducação. “É considerar que não são só internos, mas estudantes também. Se nós temos uma escola que funciona lá dentro, então temos que está tendo esse respeito com eles, trazendo o que está tendo lá fora para a socioeducação. Isso ajuda a resgatar a autoestima, a trazerem essa identidade de escola, para que eles entendam que ali é a escola, mesmo que esteja dentro daquele espaço. Isso também é importante”, declarou a gestora.

Já a coordenadora pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, do Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina), Neya Lopes, destacou que “as alunas gostam muito da matemática e todas criaram boa expectativa em relação à prova. Nenhuma se opôs a participar”.

O projeto – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;
– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024