Categorias: Paraíba

18 de maio: MPPB pede que população denuncie violência sexual contra menores

PUBLICIDADE

No dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes (18/05), o Ministério Público da Paraíba renova o apelo à sociedade para que denuncie os casos às autoridades, principalmente durante a pandemia da covid-19. De acordo com o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU), os casos de violência contra crianças e adolescentes tendem a aumentar durante o isolamento social. Vários canais estão à disposição para denúncias: os serviços nacional (Disque 100) e estadual (Disque 123), conselhos tutelares, polícias Civil e Militar e também as promotorias de Justiça distribuídas nos municípios (consulte AQUI).

Conforme explicou a promotora de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação, Juliana Couto, o MPPB tem trabalhado ativamente no enfrentamento a essa violação de direitos, através de ações preventivas. “Nossa atuação é expressiva na prevenção, impulsionando os órgãos de proteção e as redes socioassistenciais a intervir para coibir, cessar e prevenir a ocorrência de abusos ou exploração sexual e quando se verificam, atuamos para restabelecer a integridade psíquica das vítimas”, explicou.

Ela também falou da atuação ministerial para punir os agressores. “Esse é um trabalho permanente do Ministério Público. As promotorias trabalham cotidianamente, com a persecução criminal e audiências judiciais que envolvam a responsabilização penal dos agressores, além de fomentar a população a denunciar os casos aos órgãos competentes”, disse.

Segundo a promotora, uma das estratégias que vem sendo construída junto com o Estado para combater e prevenir esse problema é o convênio, que está em fase de assinatura, para a instalação do Centro de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência no Hospital Infantil Arlinda Marques, localizado em João Pessoa. “A ideia é fomentar a implementação desse serviço, porque ele vai viabilizar que crianças e adolescentes vítimas de violências sejam tratadas por uma equipe multiprofissional capacitada, com psicólogos e assistentes sociais, além de serem ouvidas pela autoridade policial, no mesmo lugar”, explicou.

Denúncias

Segundo os dados do ‘Disque 100’, disponibilizados pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em 2019, foram registradas 215 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, na Paraíba, sendo 166 casos relativas a abuso sexual e 42, à exploração sexual de menores de 18 anos de idade.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação ‘Family First’ da Polícia Federal investiga fraude em licitações de concursos públicos na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…

28 de novembro de 2024

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Corte de gastos mexe no salário mínimo, na tabela do IR e na previdência de militares; saiba o que muda no seu bolso

Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…

28 de novembro de 2024

Preço da Hora traz histórico de preços dos produtos para orientar consumidores na Black Friday

O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…

28 de novembro de 2024

Após aprovada na Câmara, PEC que proíbe aborto legal no Brasil segue para o Senado

Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…

28 de novembro de 2024

Black Friday: lojas do comércio da Capital são autuados por descumprimento à legislação

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…

28 de novembro de 2024