O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), promoveu, nesta sexta-feira (7), em João Pessoa, o lançamento da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que tem como tema “Toda Arte que Vem do Mar”, vai reunir 400 expositores, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro, em uma megaestrutura montada na Orla de Cabo Branco, na Capital. O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades e parceiros.
Nesta edição, artesãs que trabalham com matérias-primas do ambiente marinho, como escamas de peixe e cascalho de marisco, serão as homenageadas, conforme o governador João Azevêdo prometeu. As artesãs são dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que representou o governador João Azevêdo e a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, disse que a retomada do Salão do Artesanato de forma presencial traz boas expectativas. “A retomada desse Salão de maneira presencial é um sopro de esperança, cria uma expectativa de que dias melhores virão, fortalecendo cada vez mais a produção artesanal aqui na Paraíba”, disse, elencando as ações do Governo do Estado em outros setores e agradecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou a importância do Salão no calendário de eventos do Estado. “Cada Salão é esperado com muita expectativa, principalmente depois da pandemia. É um momento do contato entre o artesão e o público, gerando boas vendas e valorização de seu trabalho. Quero parabenizar o governador João Azevêdo e a presidente de Honra do Programa do Artesanato, Ana Maria Lins, pelas ações em prol do segmento e também ao nosso artesão, à nossa artesã, por ter entendido a necessidade das restrições por conta da Covid-19 e por ter acreditado que este momento chegaria”, destacou.
Por sua vez, o coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Curimataú e Seridó (Procase), Aristeu Chaves, comentou que a realização presencial do 33° Salão representa um momento de felicidade para o segmento. “A pandemia trouxe um momento muito difícil para o artesão e artesã do nosso Estado. Na produção, até ele os artesãos conseguiam. No entanto, a restrição sanitária tornou muito difícil a comercialização. E é por isso que este momento está sendo tão comemorado”, afirmou.
O secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa, parabenizou as ações do Governo do Estado em prol do artesanato e também os artesãos que participam do Salão. “É um momento de celebração depois de tudo que enfrentamos por conta da pandemia. Parabenizar o governador João Azevêdo pelas ações que adotou a favor do segmento”, comentou.
Já o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, disse que, ao mesmo tempo em que fomenta renda, o Salão do Artesanato ajuda na divulgação das riquezas da Capital, fato evidenciado pelo tema desta edição do evento. “A temática desta edição é o mar, e nada mais importante que esta parceria com o Governo do Estado, oferecendo ao artesão a possibilidade de grandes vendas no mês de janeiro”, afirmou.
O diretor financeiro do Sebrae-PB, Neto Franco, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. “O Sebrae está de mãos dadas com o Governo do Estado, visando o sucesso desse evento, que começa nesta quarta-feira, dia 12. Esse Salão é um momento ímpar tanto para nós que fazemos o Sebrae quanto para os empreendedores”, observou.
Prestigiaram ainda o lançamento a curadora do Programa do Artesanato Paraibano, Janete Lins; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, entre outros auxiliares do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Homenagens e novidades – Com O tema “Toda Arte que Vem do Mar”, a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear artesãs que produzem a partir de matérias-primas do ambiente marinho, a exemplo de conchas de marisco e escamas de peixe, conforme promessa do governador João Azevêdo ainda no primeiro ano à frente do Governo do Estado.
Oriundas dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa, o que não falta é expectativa nas artesãs e sentimento de gratidão, como ressaltou a artesã de Cabedelo Teresa Júlio: “A gente sempre teve vontade de ser homenageada. Foi quando, no último Salão presencial, sugeri ao governador João Azevêdo e ele prometeu que na próxima edição as artesãs marisqueiras ganhariam essa homenagem. Estamos muito felizes e nos sentindo ainda mais valorizadas”, disse.
Outra artesã que não esconde a alegria pela homenagem é Lia Caju, do município de Pitimbu. “O nosso artesanato, feito a partir da nossa primeira fonte de sustento, que é o mar, ser homenageado num evento desse tamanho não tem palavra que explique. Somos só alegria”, ressaltou.
A temática desta edição criou oportunidades para a participação de novos talentos, como Josicleide Francelino, do bairro Renascer, em Cabedelo. “A responsabilidade veio em dobro: participar do Salão e ser homenageada junto com as minhas colegas. Vou oferecer o melhor a quem visitar o Salão”, disse.
Além da ambientação por conta do tema, o Salão do Artesanato Paraibano vai contar ainda com um espaço em homenagem à renda renascença, que vai ser decorado com uma grande réplica do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, e entregue pelo governador João Azevêdo, em parceria com a Prefeitura do município, em novembro do ano passado.
Com uma megaestrutura à beira-mar de Cabo Branco, o 33° Salão do Artesanato Paraibano será um grande local de encontro entre famílias e amigos, sejam paraibanos ou apenas que visitam a cidade.
O horário de visitação será das 16h às 22h, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro. A entrada será gratuita mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1 kg alimento não perecível, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e o Hospital Padre Zé.
O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.
33° Salão do Artesanato Paraibano
Data: 12 de janeiro a 6 de fevereiro
Visitação: 16h às 22h
Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)
Secom
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…
Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…
Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…