Categorias: Paraíba

43 municípios da PB vão pagar o 13º de forma parcelada

PUBLICIDADE

Diminui o número de Municípios que vai atrasar o pagamento do 13º salário, indica estudo da CNM

Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas em 2010, caiu para 2,8% a quantidade de Municípios que irá atrasar o pagamento, em parcela única, do 13º salário aos servidores públicos municipais. Essa e outras informações sobre o assunto foram divulgadas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 1.º de dezembro, na sede da entidade, em Brasília.

Na Paraíba, 43 municípios vão pagar o 13° salário de forma parcelada e dessas, quatro informaram que podem atrasar os pagamentos.

As informações foram coletadas pela CNM – quase 4.900 prefeituras foram consultadas – durante o mês de novembro e permitiram à entidade traçar um panorama de como será feito o pagamento do 13º ao funcionalismo municipal em todo o Brasil. Segundo a pesquisa, o pagamento será feito em parcela única em 63,3% dos Municípios e, em duas parcelas, em 36,7%. Em 95,7% dos Municípios, o salário dos mais de cinco milhões de servidores municipais do país está em dia.
 

Outro ponto positivo é o aumento no número de Municípios que pagará o 13º em parcela única. Em 2003, por exemplo, ano em que a CNM começou a fazer o levantamento, 50,8% dos Municípios optavam por essa forma de pagamento. Sete anos depois, o índice aumentou para 63,3%. “O planejamento está melhor, os tribunais de contas estão mais rigorosos, informatizados. Todos estão priorizando o princípio da transparência”, explicou Ziulkoski.
 

Ziulkoski destacou que a meta da CNM era chegar a 0% de inadimplência com o pagamento do 13º salário. Segundo ele, a crise econômica de 2009 interrompeu a trajetória decrescente nas estimativas do número de prefeituras que atrasariam o pagamento. Em 2008, apenas 1,1% pagou com atraso. Em 2009, com o impacto negativo nas finanças, o índice subiu para 4,8%.

O valor do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), conquista da CNM, também ajudará as prefeituras a arcar com mais esta responsabilidade. Mais de 92% dos gestores afirmaram que este repasse os ajudará a pagar o 13º. “O 1% adicional do FPM traz R$ 2,3 bilhões a mais em dezembro e contribui para que um número menor de Municípios fique inadimplentes”, afirmou Ziulkoski. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 100% dos Municípios pagarão os servidores em dia.

 

CNM
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa internacional elenca João Pessoa entre as 10 tendências mundiais de viagem em 2025

Muitas pessoas já estão montando seus roteiros de viagem para o próximo ano. Pensando nisso,…

28 de novembro de 2024

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Jovem é espancado após briga por esbarrão em bicicleta às margens do Açude Velho, em Campina

Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…

28 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

28 de novembro de 2024

Assaltantes armados explodem caixa eletrônico em posto de combustível de João Pessoa

Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…

28 de novembro de 2024

Dólar fecha a R$ 5,91 e bate recorde com anúncio sobre isenção de IR

Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…

28 de novembro de 2024