Desde a liberação do programa da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017, referente aos ganhos do ano passado, 165.130 paraibanos já enviaram os documentos para os computadores da Receita Federal do Brasil. Esse número representa 56,90% do total estimado para a Paraíba para este ano, até o momento.
De acordo com a assessoria da Receita Federal, a previsão é que sejam realizadas 290 mil declarações de paraibanos até o prazo final para o contribuinte enviar as declarações, que vai ocorrer até as 23h59min59seg do dia 28 de abril.
A declaração do IRPF referente a um determinado ano é entregue no ano seguinte e a equação básica do imposto consiste no pagamento de uma taxa ao governo sobre quanto o cidadão ganha anualmente. O valor é aplicado em uma tabela de tributação e, então, é calculada a quantia que o contribuinte precisa pagar de imposto.
No entanto, do imposto obtido pela tabela são deduzidos certos tipos de despesas que o cidadão teve no período, como previdência, educação continuada, médico, dentista. Da conta final (imposto menos deduções), pode ser que o contribuinte precise ser restituído pelo governo, ou tenha que completar o pagamento mesmo depois das deduções.
A Receita Federal sempre divulga a tabela de alíquotas para calcular o imposto, que sofre pequenas modificações anualmente. Mas algumas regras já são conhecidas e podem servir de base para se antecipar e preparar os cálculos.
Redação