Entre os 451 deputados federais que pretendem renovar o mandato nas eleições desse ano, 69 são filiados ao PL, partido do presidente da República, que é candidato à reeleição, Jair Bolsonaro e 54 deputados federais são do PT, do ex-presidente Lula; pelo União Brasil disputam 46; pelo PSD, 45; pelo PP, 44; além das demais legendas. A informação é do site Agência Brasil.
Os deputados federais são escolhidos pelo chamado sistema proporcional, no qual não são necessariamente eleitos os candidatos mais votados, mas sim os representantes de partido ou coligação partidária que receberem o maior número de votos, até o limite do conjunto de vagas obtidas por seu grupo político, de acordo com o cálculo do quociente partidário.
Também são escolhidos por esse sistema os deputados estaduais e distritais, além dos vereadores, que não estão na disputa deste ano. No primeiro caso, há 809 parlamentares tentando ser reconduzidos ao cargo nos 26 estados brasileiros. Já no Distrito Federal, 20 dos 24 deputados distritais buscam manter o mandato na Câmara Legislativa.