A atriz paraibana Luci Pereira, natural de Campina Grande, na Paraíba, relatou nesta terça-feira (31), através de um vídeo publicado nas redes sociais, um episódio de xenofobia que sofreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Luci Pereira interpreta, atualmente, a personagem Creusa, madrinha de Brisa, na novela Travessia. Porém, durante a manhã da terça-feira (31), no caminho para o supermercado, ela conta que foi surpreendida por um senhor de aproximadamente 70 anos perguntando se ela estava na novela e a atriz respondeu que sim.
De acordo com o relato nas redes sociais, Luci conta que o homem perguntou de onde ela era. A atriz respondeu que vinha de Campina Grande, na Paraíba, e, logo em seguida, ele a xingou por conta do sotaque nordestino. “Você devia voltar pra lá, lá é sua terra. Você tá fazendo o que aqui?”, perguntou ele para a artista.
Além de dizer para ela voltar para a Paraíba, a atriz conta que o homem xingou várias vezes o “sotaque feio” e questionou “como uma mulher que fala feio estava fazendo novela”.
A atriz preferiu não responder e continuou andando, enquanto o homem seguia com os xingamentos. “Você tem um certo medo de responder e acabar em agressão física”, desabafa a artista.
Luci Pereira contou que ao longo da carreira já ouviu muitas vezes que ela só interpreta personagens de empregada porque é nordestina. E que se fosse de outro lugar, ela faria outros personagens. “Para mim, como atriz, o personagem que vier eu vou lá e faço. Eu tô fazendo o que gosto e eu tô ganhando para isso. Eu sobrevivo disso”, relata, citando outros personagens interpretados por ela, como Cecília Raposeiro, em Velho Chico, e Cesária, em Alexandre e Outros Heróis.
Redação com G1