744 vagas em mais de 70 cursos: UFPB inscreve para SiSU 2ª Edição 2023

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (20), o edital da Chamada Regular dos estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) – 2ª Edição 2023. O edital detalha os procedimentos para o cadastramento obrigatório dos candidatos selecionados para 744 vagas ofertadas por meio do SiSU em 76 cursos de graduação no período letivo 2023.2 da UFPB.

A seleção e a classificação dos postulantes às vagas da chamada regular são realizadas pelo SiSU/MEC, cabendo à UFPB realizar tão somente o cadastramento obrigatório dos estudantes selecionados, conforme documentação exigida no Edital.

As inscrições para o SiSU – 2ª Edição 2023 seguem abertas até esta quinta-feira (22) no Portal do SiSU e, conforme cronograma disponibilizado pelo Ministério da Educação, a divulgação dos resultados da seleção está prevista para o dia 27 de junho.

Segundo o Edital, o cadastramento será realizado nos dias 29 de junho (quinta-feira), a partir das 8h, até às 17h do dia 30 de junho (sexta-feira). Esse cadastramento ocorrerá, para todos os cursos participantes do SiSU – 2ª Edição 2023, exclusivamente pela internet por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFPB).

O candidato deverá verificar, de acordo com o curso escolhido, o dia e horário para realizar o cadastramento dos documentos exigidos conforme calendário disponibilizado no edital (Tabela no Anexo IV do documento).

Uma vez selecionado na chamada regular do SiSU, o candidato receberá, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo INEP, código de acesso ao SIGAA, que será encaminhado ao e-mail do candidato cadastrado no ato da inscrição para participação no SiSU 2ª Edição de 2023. Com esse código, o estudante deverá acessar o Sistema para preencher o formulário e anexar a documentação comprobatória específica para sua modalidade de vaga. Todas as regras do cadastramento e do envio da documentação pelos candidatos estão minuciosamente detalhadas no edital.

O resultado da análise documental será divulgado até o dia 03 de julho. E a retificação dos documentos apresentados, para os candidatos indeferidos, ocorrerá até às 17h do dia 04 de julho. A retificação só poderá ser realizada uma única vez. O resultado conclusivo da retificação será disponibilizado até 05 de julho.

É de responsabilidade exclusiva do candidato a realização do cadastramento online, além de acompanhar eventuais alterações nas etapas do SiSU – 2ª Edição 2023 nos sites do MEC (www.mec.gov.br), do SiSU (www.sisu.mec.gov.br) e da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB (www.prg.ufpb.br).

O candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas pela UFPB para cada curso de graduação que não realizar o cadastramento obrigatório, nas condições e prazos estabelecidos no Edital, perderá o direito à vaga.

Lista de Espera

Após a chamada regular, as vagas referentes ao SiSU 2ª Edição 2023, eventualmente não ocupadas e/ou oriundas de desistências, serão preenchidas mediante chamada de Lista de Espera, utilizando-se da lista de candidatos inscritos e disponibilizada pelo SiSU/MEC.

Para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição no período de 27 de junho a 04 de julho, por meio da página do SiSU/MEC.

Cotas e Bonificação estadual

Além das vagas oferecidas pela política afirmativa decorrente de reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de cotas), a UFPB dispõe também de bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas.

Conforme o edital, os candidatos deverão optar por uma ou outra, não sendo permitida a aplicação dessas duas políticas afirmativas de forma cumulativa, atendendo, assim, aos termos da Portaria Normativa SESU/MEC nº 21/2012, que rege o certame.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça…

19 de setembro de 2024

Streaming ilegal: operação tira 675 sites e 14 apps do ar e prende suspeitos

Nesta quinta-feira (19), uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar…

19 de setembro de 2024