A Ronda da Mulher foi oficialmente lançada, na manhã desta sexta-feira,8, Dia Internacional da Mulher, no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito. O secretário chefe de Gabinete, Marcos Alfredo representou o prefeito Bruno Cunha Lima na solenidade que contou com a presença da Coordenadora da Mulher em Campina, Talita Lucena, a representante da Guarda Municipal Jéssica Garrido, Vice-presidente da Câmara, Fabiana Gomes, as secretárias municipais Tâmela fama, e Pamela Vital do Rego, Desenvolvimento Econômico, respectivamente, entre outras autoridades.
O programa Ronda da Mulher vai garantir o monitoramento, através da Guarda Municipal e profissionais da Coordenadoria da Mulher, às vítimas de violência que solicitarem ou já estiverem sob medida protetiva, com rondas diárias no endereço das vítimas para evitar contato do agressor. Já a equipe da Coordenadoria da Mulher, vai garantir o suporte jurídico, psicológico e o acesso aos programas de políticas públicas.
A instalação da Ronda da Mulher é mais um equipamento para o combate a violência de gênero, de acordo Talita Lucena, coordenadora de políticas públicas para mulheres. O programa vai beneficiar de imediato cerca de 100 vítimas de violência, assistidas pelo órgão em Campina Grande.
Talita Lucena, em seu discurso, falou dos avanços em relação à luta pelos direitos adquiridos. “É um dia para celebrar, mas ainda há muito a alcançar, por isso é importante destacar que o prefeito Bruno tem abraçado nossos projetos que contam também com apoio da primeira-dama Juliana Cunha Lima. A cada ano sempre no Dia Internacional da Mulher, lançamos um projeto de impacto e esse, a Ronda da Mulher, garante uma Campina mais segura para mulheres”, disse.
A representante da Guarda Municipal, Jéssica Garrido disse que o projeto significa um compromisso na luta pela igualdade de gênero. “É mais que um projeto, é uma missão que vamos abraçar em parceria com a Coordenadoria da Mulher para melhorar a vida e muitas em nossa Campina, concluiu.
Por último o secretario chefe de Gabinete, Marcos Alfredo, falou da satisfação de estar representando o prefeito na solenidade. “A Ronda da Mulher traduz um compromisso do prefeito Bruno Cunha Lima que muito trabalha para ampliar as políticas públicas em favor da mulher campinense”, esclareceu.
O projeto terá efeito imediato após a assinatura do decreto pelo prefeito Bruno Cunha Lima. “Tivemos em 2023, a cada 4 minutos, uma mulher vítima de agressão e a cada 6 horas uma foi vítima de feminicidio, de acordo com o Fórum Nacional de Segurança. São indicadores fortes de que precisamos avançar muito, portanto, a Ronda Municipal chega com um importante equipamento de segurança para a mulher”, pontuou.
Codecom / PMCG
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), cotado para assumir a presidência da Câmara dos Deputados…
Em um duelo equilibrado no Estádio Amigão, em Campina Grande, o Serra Branca estreou no…
O funeral não é espaço para conversas longas nem risos incessantes, especialmente quando se trata…
Uma tragédia abalou os moradores do Complexo Aluísio Campos, em Campina Grande, na madrugada deste…
A segunda semana do Festival Forró Verão em João Pessoa promete muito arrasta-pé ao longo…
A bola vai rolar na principal competição esportiva da Paraíba. Vai começar a 115ª edição…