Um novo ciclo que se inicia e uma nova era na política de inclusão e ações afirmativas, com avanços nas questões sociais e energias renovadas para seguir trabalhando na construção de uma UEPB cada vez mais forte, inclusiva e referendada. Reeleitas pela comunidade universitária e devidamente empossadas pelo governador João Azevêdo, tendo o ato de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado, as professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca foram reconduzidas aos cargos de reitora e de vice-reitora, respectivamente, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A solenidade de recondução das docentes para o reitorado quadriênio 2024/2028 aconteceu no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). Celia Regina e Ivonildes Fonseca foram reconduzidas aos cargos pelos membros do Conselho Universitário (Consuni), em sessão presidida pela professora Nícia Stelita da Cruz Soares, decana do Consuni.
Como já era esperado, a solenidade aberta a toda comunidade foi bastante prestigiada e contou com a presença de diretores de Centro, chefes de Departamento, coordenadores de curso, servidores técnicos administrativos e estudantes, além de convidados a exemplo do professor Claudio Benedito Silva Furtado, secretário Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES); do professor Antônio Guedes Rangel Junior, ex-reitor da UEPB e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); o secretário de Cultura, Pedro Santos; o secretário Renato Gadelha, que representou no ato o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima; a vereadora Jô Oliveira, que representou a Câmara Municipal; a professora Mary Roberta Marinho, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); entre outros(as) convidados(as).
Uma comissão especial formada por diretores de Centro da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) e das Escolas Técnicas da UEPB, conduziu solenemente as professoras Celia e Ivonildes pela rampa do MAPP até a mesa de honra para serem empossadas. Em seguida, o chefe de Gabinete, professor Luciano Albino, fez a leitura do Termo de Posse seguido das assinaturas por parte das docentes.
A professora Nícia Stelita da Cruz Soares procedeu o ato de Transladação das Vestes Talares Reitorais, com destaque para a samarra e capelo na cor branca que é usada apenas reitora e representa todos os ramos do conhecimento e os poderes inerentes ao reitorado. Os ritos protocolares que conferem poderes à reitora foram feitos pelo ex-reitor Rangel Junior. Em seguida, no ápice da solenidade, a professora Nícia Sstelita deu posse à reitora e a vice. Já investida do cargo de reitora, a professora Celia Regina procedeu o ato de Transladação das Vestes Talares Reitorais à vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca.
Momentos após ser empossada, a vice-reitora Ivonildes Fonseca fez um discurso emocionado e marcante. Ela trouxe memórias de sua vida e as dificuldades que enfrentou na infância, tendo sido incentivada por sua mãe a estudar e sonhar com voos que só a educação proporciona. Mesclado poesia e informações, Ivonides citou Lourdes Ramalho, Jackson do Pandeiro e Jorge de Altinho. Com visível sentimento de gratidão, expressou o seu amor pela Bahia, a sua terra social, e o carinho à Paraíba, onde nasceu para a educação.
Sempre com pautas importantes em defesa da vida, ela destacou as três mulheres que a inspiraram na sua formação, sendo elas, a sua mãe, Áurea da Silva Fonseca; irmã Dulce, conhecida como santa Dulce dos Pobres; e dona Constância, uma mulher preta e de luta que defendeu a sua ancestralidade nas terras baianas. A vice-reitora reafirmou o seu desejo de continuar lutando em favor da produção da riqueza do conhecimento e das políticas que alargam o acesso das pessoas à universidade.
As expectativas se voltaram para o primeiro pronunciamento da reitora reconduzida ao cargo, Celia Regina Diniz. A professora fez um extenso agradecimento aos(as) docentes, técnicos(as) e estudantes, e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com afinco para tornar a UEPB cada vez mais uma Universidade inclusiva, comprometida com o desenvolvimento da Paraíba e referendada.
“Minha gratidão a toda a comunidade da Universidade Estadual da Paraíba por mais esta valiosa oportunidade em assumirmos os cargos de reitoras desta importante Instituição de ensino universitário e de ensino médio e técnico. Estou muito feliz por esta distinção recebida e confirmada pelo excelentíssimo senhor governador João Azevêdo e pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que sempre respeitaram o Estado Democrático de Direito e novamente nos nomearam para permanecer conduzindo os destinos da nossa UEPB pelo quadriênio 2024-2028”, agradeceu.
Ainda em seu pronunciamento, Celia Regina enfatizou que esta recondução representa, antes de tudo, a vitória da democracia, a vontade expressiva da ampla maioria da comunidade da UEPB, confirmada nas urnas e representa também o reconhecimento do trabalho de uma gestão que, de forma coletiva, com estudantes, docentes, técnicas e técnicos, consolidou a transparência administrativa, permitindo a todas as pessoas que compreendesse o fluxo dos processos, possibilitando a prestação de contas de forma contínua.
Adiante, ela destacou o trabalho com zelo no uso dos recursos orçamentários e na execução das atividades, se preocupando não só com os resultados, mas também com o impacto social e ambiental de suas ações, além da manutenção de um diálogo constante com a comunidade universitária e com a comunidade externa, promovendo um ambiente mais inclusivo e participativo.
Celia Regina também aproveitou o momento para fazer uma espécie de prestação de contas do seu primeiro mandato, destacando as conquistas e os desafios, principalmente o enfrentamento da pandemia da covid-19, quando as medidas adotadas por ela e pela professora Ivonildes, a exemplo do auxílio conectividade, garantiram o funcionamento da Instituição em tempos difíceis.
“É um momento de muita felicidade, muita alegria, de saber que nós estamos reconduzidas pela vontade expressiva da comunidade da UEPB em todos os seus segmentos. Então, esse é um momento que a gente celebra, juntamente com a comunidade acadêmica da UEPB tudo o que já foi feito nesses últimos quatro anos e o que vem para frente pelos próximos quatro anos de 2024 a 2028”, comemorou.
Ao destacar as conquistas do primeiro mandato, Celia Regina fez uma avaliação positiva, mesmo tendo iniciado a gestão com a pandemia da covid-19. “Mesmo assim, continuamos oferecendo um serviço educacional de qualidade, vencemos esse período da pandemia, voltamos, retornamos, mas continuamos com o trabalho”, observou.
Entre outras conquistas, ela destacou a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o SUAP acadêmico, o encaminhamento do desbloqueamos as progressões funcionais, além do fortalecimento da parte acadêmica e a ampliação do número de cursos, com a implantação de mais seis cursos de graduação presenciais e cinco cursos de graduação a distância, em parceria com o Governo do Estado. Celia Regina também destacou os avanços e fortalecimento da UEPB nas pós-graduação, concretizado com o credenciamento junto a CAPES de três programas de pós-graduação, além da aprovação recente do doutorado em Ciências Agrárias, que já nasceu com o conceito 5.
A reitora também destacou as conquistas sociais e os avanços nesse setor, como o fortalecimento da política de cotas dos marcadores da diferença, ou seja, cotas para pessoas negras, para pessoas trans para pessoas ciganas, quilombolas para pessoas indígenas, para pessoas com deficiência. “Hoje a nossa Universidade é referência na política de inclusão. Estamos trabalhando para criar, deixar os nossos estudantes com o melhor ambiente acadêmico,” complementou.
As professoras Celia e Ivonildes venceram a consulta eleitoral realizada no dia 13 de junho na Universidade. Elas formaram a Chapa 1 “UEPB Forte e Inclusiva”, que recebeu a expressiva votação de 3.199 votos, totalizando 72,16% dos(as) votantes. Essa marca representou a dedicação no trabalho de ambas na administração da UEPB, que ao longo do primeiro mandato, 2020/2024, desenvolveu ações, implementou políticas de afirmação e, acima de tudo, manteve a Instituição no caminho da excelência.
Representante do governador João Azevêdo na solenidade, o secretário Cláudio Furtado também parabenizou a reitora Célia e a vice Ivonildes pela recondução à reitoria. Cláudio fez questão de classificar a UEPB como o motor do desenvolvimento do Estado.
“É um momento muito importante que a chancela de todo um processo, que a comunidade universitária da UEPB referendou a recondução da magnífica reitora da Celia Regina e da professora Ivonildes ao posto mais alto da UEPB. O governador sancionou a reitora, que era a primeira da lista tríplice, fazendo a vontade da comunidade universitária e mostrando que a UEPB tem avançado e tem tido um papel muito importante para o desenvolvimento da Paraíba”, parabenizou.
Perfil
Célia Regina é graduada em Engenharia Química, pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestre em Engenharia em Engenharia Sanitária e Ambiental, pela Universidade Federal da Paraíba (1994), e doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Como professora, atua principalmente nas áreas de Engenharia Sanitária, Resíduos Sólidos, Resíduos dos Serviços de Saúde e Qualidade de Água.
Ivonildes Fonseca é Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1979), tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1995). A vice-reitora tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos temas como, mulher negra, educação e racismo, além de religiões afro-brasileiras. Confira abaixo a galera de fotos da solenidade.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
A juíza Ivanoska Maria Esperia da Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital,…
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil da Paraíba deflagrou a operação “Jogo Sujo”…
O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, voltou a se colocar à disposição do prefeito…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento para bloquear…
A Universidade Federal da Paraíba vai receber, através de emendas parlamentares da bancada paraibana no…
O campo progressista na Paraíba está em ebulição, com divergências explícitas entre o presidente do…