As belezas naturais, a receptividade do paraibano e o desenvolvimento do setor turístico no estado estão em alta. Esses itens foram os principais responsáveis pela satisfação do turista que visitou a Paraíba neste verão. De cada 100 visitantes, 96 pretendem indicar a Paraíba como destino turístico. Mais que isso: 92% pensam em retornar. Esta é uma das conclusões da maior e mais completa pesquisa sobre o turismo paraibano, elaborada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP/PB) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae).
A Pesquisa Sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa apontou como destaque o Turismo Familiar. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados afirmaram ter viajado de férias com a família. Esse percentual está 5,58% maior do que no ano passado. A segurança e o baixo índice de violência da Região contribuiram para o aumento de visitantes.
Dentre os principais motivos da visita à Região Metropolitana de João Pessoa(RMJP), o Turismo de Lazer representa 69,2% dos entrevistados, seguido por visita a parentes/amigos (26,41%). De acordo com a pesquisa, 51,09% dos turistas estão visitando o estado pela primeira vez, enquanto 48,91% já estiveram na RMJP pelo menos uma vez anteriormente. “Este fato se configura em um elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística local, pois representa o elevado grau de satisfação do turista”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros. “Em uma visão econômica, isto indica um efeito multiplicador, pois além do retorno, ele se torna um divulgador espontâneo do destino turístico”, completou.
A beleza das praias (45,98%), visita familiar ou amigos (29,83%), indicação de parentes ou amigos (29,10%) e os atrativos naturais (25,18%) foram apontados pelos turistas como principais razões da escolha na RMJP. Por outro lado, a indicação de agência de viagens e a propaganda e publicidade do estado ficaram apenas com 5,13% e 1,47% dos entrevistados, respectivamente, fato observado pelos turistas, que sugeriram maior divulgação do estado em nível nacional e internacional.
Em relação à expectativa do turista ao visitar a RMJP, 64% afirmaram que foi correspondida, enquanto 32% disseram ter sido superada. Apenas 3% afirmaram que sua expectativa ficou abaixo do esperado.
Pontos mais visitados
Os pontos turísticos da RMJP foram bastante visitados pelos turistas neste verão. Entre eles, os mais destacados na pesquisa foram o Mercado de Artesanato (72,37%), Farol do Cabo Branco (71,15%), Praia do Jacaré (64,79%), Estação Ciência (57,95%), Parque Solón de Lucena (52,08%), Hotel Tambaú (51,10%), Centro Histórico (46,7%) e a Fortaleza de Santa Catarina (37,16%).
Já entre as praias, as mais visitadas pelos turistas foram Tambaú (87,09%) e Cabo Branco (79,75%), devido à localização central. A praia de Coqueirinho, no litoral sul do estado, foi eleita pelo sexto ano consecutivo, por 32,91% dos entrevistados, como a mais bela da Paraíba. Apesar disso, os turistas reclamaram da falta de infra-estrutura no local e do difícil acesso.
Serviços Turísticos
Entre os serviços turísticos, a receptividade do paraibano (importante fator na satisfação dos turistas) foi destaque, aprovada por 94,36% dos entrevistados. Além disso, as empresas marítimas (91,18%), a gastronomia (90,55%) e as empresas terrestres (82,47%) obtiveram os melhores resultados. O aeroporto Castro Pinto recebeu avaliação “ótimo” ou “bom” por 82,63% dos turistas, enquanto 12,71% classificaram como “ruim” ou “péssimo”. Os principais motivos para a insatisfação são os atrasos e a falta de capacidade de atendimento em relação ao grande número de viajantes na alta estação.
Os serviços prestados pelo comércio também foram satisfatórios, com a aprovação de 81,79% dos entrevistados, seguido por locação de veículos (80,20%), rede hoteleira (80,16%), bares e restaurantes (79,47%), informações (79,26%), guias (73,86%), vida noturna (73,42%), sinalização turística (64,53%) e a rodoviária de João Pessoa (42,04%). Dentre estes fatores, as principais insatisfações dos turistas são em relação à rodoviária, falta de sinalização turística (nas rodovias, giradores e praias do litoral sul) e à vida noturna, onde 7,17% apontaram a ausência de programação para jovens.
Os preços praticados pelo trade turístico, outro fator importante na satisfação do visitante, se mostrou satisfatório para 69,25% dos entrevistados. O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$ 1.459,07, e o principal gasto declarado por eles foi com alimentação (40,34%), seguido por diversão e lazer (22,74%) e hospedagem (20,78%).
Transporte e hospedagem
57,7% dos turistas chegaram à RMJP de avião, uma vez que a maioria dos visitantes são provenientes de estados distantes, como São Paulo. Em seguida aparece o automóvel particular, transporte utilizado por 27,14%.
Já os meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas foram os hotéis, com 38,14%, pousadas (13,2%) e flats (3,42%), totalizando 54,76%. Uma expressiva parcela dos visitantes (36,67%) ficaram hospedados nas casas de parentes ou amigos. O restante ficou distribuído em residência alugada (3,67%), residência própria (3,42%), albergues (0,98%) e campings (0,49%). O tempo médio de permanência dos turistas na RMJP é de 11 dias.
Infraestrutura Urbana
De acordo com os resultados obtidos, o serviço de táxi foi o que apresentou melhor desempenho na avaliação da infraestrutura urbana, sendo aprovado por 86,67% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a sinalização urbana (72,45%), segurança pública (70,79%) e serviços de comunicação (62,98%). Apesar do bom resultado nos serviços de comunicação e segurança pública, os resultados foram inferiores aos analisados em 2010. Dentre as principais críticas dos turistas em relação à comunicação estão o sinal fraco de algumas operadoras nas praias do litoral sul e orelhões danificados. Quanto à segurança pública, os turistas parabenizaram a segurança na orla, mas se queixaram em relação a outros pontos, como no parque Solón de Lucena.
A pesquisa ainda ressaltou algumas sugestões dos visitantes para a melhoria na infraestrutura urbana da RMJP. Entre os principais itens apontados estão melhoria na sinalização urbana através do aumento no número de placas nos giradores, rodovias e sobretudo na entrada de João Pessoa, melhorar a limpeza na orla da capital, facilitar o acesso ao litoral sul através de pavimentação do solo, melhorar a higienização nas praias do litoral sul através da implementação de banheiros (sobretudo em Coqueirinho), aumentar o número de salva-vidas e aumentar o policiamento nos pontos turísticos.
Outros pontos importantes sugeridos pelos turistas para o desenvolvimento turístico do estado são a ampla divulgação da Paraíba no Brasil e no exterior, qualificação de profissionais na área, aumento da rede hoteleira e conservação dos pontos históricos. Os turistas também destacaram a necessidade de mais vôos diretos à João Pessoa, a captação de eventos culturais a diversificação das opções de lazer noturno.
Perfil do Turista
Do total de entrevistados, 31,78% possui idade entre 46 e 59 anos, e 62% são casados ou vivem em regime de união estável, enquanto 29% são solteiros. A maioria dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão é constituída por mulheres, totalizando 56%. Em relação à escolaridade, 44,74% possuem nível superior, seguido por 30,81% que possuem nível médio. Do total pesquisado, 32,19% são funcionários públicos, e 21,03% trabalham em empresas privadas.
No que condiz à faixa salarial, 29,34% dos turistas declararam receber entre oito e doze salários mínimos, enquanto 15,16% recebem acima de 15 salários. 3,42% dos entrevistados não tem ocupação remunerada, estão fora do mercado de trabalho, dependem do cônjuge ou são estudantes.
A maior parte dos turistas que visitam a Paraíba são do Sudeste (39,61%), sobretudo dos estados de São Paulo (56,79%) e Rio de Janeiro (29,01%). Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 21,5% (dos quais 42,05% são de Pernambuco), Centro-Oeste (20,78%), Norte (7,82%) e por fim o Sul, com 7,58%. Além disso, 2,71% dos turistas são estrangeiros, provenientes sobretudo da Alemanha, Argentina, Canadá, Inglaterra, Portugal e Suíça.
Do total de turistas, 72,37% afirmaram que a escolha do destino foi exclusivamente a Paraíba, e por esse motivo vieram direto a João Pessoa sem que tenham visitado outras localidades.
Metodologia
A pesquisa ouviu 409 turistas entre os dias 28 de dezembro de 2010 e 18 de janeiro de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos da RMJP. O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.
Assessoria
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