Após se posicionar como o nono destino mais vendido para turistas
brasileiros no mês de março, de acordo com o ranking do portal Hoteis.com,
João Pessoa deve ser firmar como um dos principais destinos turísticos na
região Nordeste. A avaliação é das entidades ligadas ao setor no Estado.
Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a
excelente participação de João Pessoa no mercado de roteiros brasileiros é
fruto de um trabalho que tem sido realizado em parceria com o trade
paraibano, desde que o governador Ricardo Coutinho tomou posse. “Assumimos
com a missão de sermos criativos com poucos recursos, e vejo que os
resultados já têm sido bastante animadores”, afirmou a executiva.
Ruth Avelino aponta que a ação de convidar jornalistas de veículos de
repercussão nacional, como a Folha de São Paulo, Revista Panrotas e o site
UOL, tem dado visibilidade especial aos destino Paraíba. A participação em
eventos como o Encontro de Negócios Braztoa e o Workshop da CVC, em São
Paulo, por exemplo, tem também colocado os roteiros paraibanos nas
prateleiras das agências de viagens e operadoras de turismo no maior Estado
emissor de turistas para o Nordeste.
Parcerias – A presidente da Associação da Indústria de Hotéis na Paraíba
(ABIH-PB), Manuelina Hardman, acredita que a parceria entre o Poder Público
e a iniciativa privada voltadas para o turismo paraibano começa a dar
resultados. Ela disse que em janeiro deste ano, a ocupação dos hotéis não
foi satisfatória. “Essa pesquisa do portal confirma o que tínhamos
detectado: que em fevereiro e março a ocupação dos hotéis foi maior do que
o mesmo período do ano passado. Acredito que começamos a colher os frutos de
uma parceria que se mostra necessária e oportuna”, declarou.
O bom momento vivido pelo turismo paraibano, segundo a presidente do
Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, está explícito nos dados da
movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro
Pinto, na Grande João Pessoa. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira
de Infraestrutura Aeroportuária), nos três primeiros meses do ano já
passaram pelo aeroporto 288.607 passageiros, um aumento de 28,7% em relação
ao mesmo período de 2010.
Na opinião da empresária, em 2011 deverá ocorrer a afirmação e consolidação
de João Pessoa no mercado turístico brasileiro. “Com o Centro de Convenções
teremos um amplo mercado e poderemos buscar um maior número de eventos de
médio e grandes portes para a capital paraibana”, enfatizou Elízia Lopes.
Secom-PB