O ovo de galinha é um dos alimentos mais presentes na mesa das famílias brasileiras. Por ser uma excelente fonte de proteínas e também possuir um valor mais acessível, ele acaba se tornando a escolha em relação à carne de boi. Em João Pessoa, Capital da Paraíba, no entanto, o alimento, pela primeira vez, começa a faltar nas prateleiras.
A distribuição do Nordeste para São Paulo, e a exportação de São Paulo para o exterior seria um dos motivos de ter deixado a Paraíba desabastecida com o produto. A chegada da Semana Santa também seria uma das causas, tendo em vista que muitas pessoas não estão com condições de comprar o peixe, e estão optando pelos ovos de galinha.
Segundo Renato Ponciano, que é representante da Associação dos Comerciantes da Empasa, o fato é inusitado, tendo em vista que essa é a primeira vez que a Capital vive essa escassez de ovos. “Hoje a gente foi pego de surpresa com a escassez de ovos aqui na Central de Abastecimento da Paraíba, que é a Empasa de João Pessoa, inclusive neste momento não tem, e a previsão é que chegue hoje à tarde para amanhã ser abastecido. Nunca aconteceu de faltar ovos aqui”, disse.
Ainda segundo Feliciano, amanhã haverá o produto na Empasa, mas não na quantidade de volume que existia antes. Ele acredita que a escassez se deveu a alta demanda sobretudo advinda de outros países e, com isso, estão comprando os produtos do Nordeste.
“Acredito que em breve esse problema irá se normalizar”, pontuou. A Empasa de João Pessoa funcionará nesta quinta feira das 3h30 às 12h30. Já na sexta-feira será aberto apenas para comercialização de ovos, peixe e côco.