Segurança da PB está em “estado de alerta” após AGU identificar ameaças de atos golpistas nos estados

PUBLICIDADE

Após a Advocacia Geral da União (AGU) detectar que grupos bolsonaristas vêm convocando novos atos golpistas em todo o país e solicitar o reforço da segurança em todos os estados e capitais, o secretário de segurança da Paraíba, Jean Nunes, frisou que as polícias em todo o estado estão em alerta.

Por conta do perigo de outro fato como o ocorrido em Brasília no último domingo (08), o órgão ingressou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo uma série de medidas para evitar novos ataques.

De acordo com Jean, desde os atos de invasão e vandalismo ocorridos no último domingo (08) em Brasília, e com a iminência de que algo semelhante acontecesse de forma descentralizada em outros estados, as forças de segurança paraibanas já montaram um gabinete de crise visando manter a segurança das pessoas em todo o estado.

“A gente continua em estado de alerta e agora mais ainda a partir desse acionamento da AGU, então o gabinete continua reunido e interagindo” disse Jean em entrevista à rádio Correio FM.

Entre as medidas solicitadas pela AGU ao STF estão a notificação imediata dos governadores para que rechacem toda e qualquer tentativa de bloqueio de vias urbanas ou rodovias, assim como qualquer tentativa de invasão a prédios públicos no País.

“Que se restrinja, pontual e momentaneamente, diante da situação de absoluta excepcionalidade, o exercício do referido direito de manifestação (que, como bem visto no último domingo 08/01/2023, para além de abusivo, foi verdadeiramente criminoso”.

“Que seja estabelecida pena de multa horária de R$ 20.000,00 para pessoas físicas e de R$ 100.000,00 para pessoas jurídicas que auxiliarem no descumprimento da decisão, seja participando dessas manifestações, seja prestando apoio logístico e financeiro”.

“A prisão em flagrante de todos aqueles que, em desobediência a esta decisão e às providências adotadas pelas autoridades federais e estaduais para o fiel cumprimento desta decisão, ocupem ou obstruam vias urbanas e rodovias, inclusive adjacências, bem como procedam à invasão de prédios públicos”.

O ministro ainda pede o bloqueio, pelo Telegram, da conta de todos os usuários listados na petição e entregue a Alexandre de Moraes além de que o provedor identifique e bloqueie de todos os grupos que os usuários identificados sejam administradores”

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024