Após a Advocacia Geral da União (AGU) detectar que grupos bolsonaristas vêm convocando novos atos golpistas em todo o país e solicitar o reforço da segurança em todos os estados e capitais, o secretário de segurança da Paraíba, Jean Nunes, frisou que as polícias em todo o estado estão em alerta.
Por conta do perigo de outro fato como o ocorrido em Brasília no último domingo (08), o órgão ingressou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo uma série de medidas para evitar novos ataques.
De acordo com Jean, desde os atos de invasão e vandalismo ocorridos no último domingo (08) em Brasília, e com a iminência de que algo semelhante acontecesse de forma descentralizada em outros estados, as forças de segurança paraibanas já montaram um gabinete de crise visando manter a segurança das pessoas em todo o estado.
“A gente continua em estado de alerta e agora mais ainda a partir desse acionamento da AGU, então o gabinete continua reunido e interagindo” disse Jean em entrevista à rádio Correio FM.
Entre as medidas solicitadas pela AGU ao STF estão a notificação imediata dos governadores para que rechacem toda e qualquer tentativa de bloqueio de vias urbanas ou rodovias, assim como qualquer tentativa de invasão a prédios públicos no País.
“Que se restrinja, pontual e momentaneamente, diante da situação de absoluta excepcionalidade, o exercício do referido direito de manifestação (que, como bem visto no último domingo 08/01/2023, para além de abusivo, foi verdadeiramente criminoso”.
“Que seja estabelecida pena de multa horária de R$ 20.000,00 para pessoas físicas e de R$ 100.000,00 para pessoas jurídicas que auxiliarem no descumprimento da decisão, seja participando dessas manifestações, seja prestando apoio logístico e financeiro”.
“A prisão em flagrante de todos aqueles que, em desobediência a esta decisão e às providências adotadas pelas autoridades federais e estaduais para o fiel cumprimento desta decisão, ocupem ou obstruam vias urbanas e rodovias, inclusive adjacências, bem como procedam à invasão de prédios públicos”.
O ministro ainda pede o bloqueio, pelo Telegram, da conta de todos os usuários listados na petição e entregue a Alexandre de Moraes além de que o provedor identifique e bloqueie de todos os grupos que os usuários identificados sejam administradores”
PB Agora
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…