O Papa Francisco atendeu, nesta quarta-feira (8), à solicitação do arcebispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e nomeou um bispo auxiliar para a Arquidiocese da Paraíba. O escolhido é o padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da diocese de Caicó (RN), que passa a ser bispo titular de “Fata”.
Com 51 anos de idade, Padre Alcivan atualmente exerce o cargo de pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN). Segundo informações obtidas pelo blog, o religioso é reconhecido por seu perfil moderado e goza de bom conceito nos locais por onde passou. Durante sua atuação como pároco, obteve avanços notáveis no período em que o próprio Dom Delson liderou a Diocese de Caicó (de 2006 a 2012).
A chegada de Alcivan à Paraíba ocorre em meio a um dos momentos mais desafiadores da história recente da Igreja no Estado, devido aos escândalos de corrupção envolvendo o Hospital Padre Zé e a Ação Social Arquidiocesana. O padre Egídio de Carvalho Neto, que estava à frente das duas instituições, solicitou afastamento de seus respectivos cargos após denúncias de desvio de recursos provenientes de doações. O caso está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba.
A nomeação de Alcivan foi celebrada pela direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em comunicado assinado por quatro bispos e arcebispos, a CNBB expressou sua alegria em receber o novo membro e celebrou a possibilidade de contar com seu apoio no pastoreio do Povo de Deus na Arquidiocese da Paraíba em direção ao Reino definitivo.
Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu em 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN). Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1º de fevereiro de 1997.
O Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012.
Em sua trajetória na diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto, além de vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também ocupou os cargos de diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, assim como diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral, da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras, e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.
Ao longo de sua atuação pastoral, exerceu as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997), reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998), administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998), pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nova (RN) (1999-2002), presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007), pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009), administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012), pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).