Aberto ao público: PPGDR da UEPB promove seminário sobre meio ambiente, Celso Furtado e o desenvolvimento

PUBLICIDADE

Por ignorar a natureza em favor do desenvolvimento econômico, a humanidade vem lidando com sérios problemas, incluindo a atual tragédia das enchentes no Sul do país. Uma atividade promovida pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá refletir sobre esta questão. Na próxima quarta-feira (22), acontece o seminário “Leituras Furtadianas: meio ambiente, Celso Furtado e o desenvolvimento como falácia”.

O convidado é o economista ecológico, Clovis Cavalcanti. A atividade acontece às 14h, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande. Clovis Cavalcanti é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador emérito da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão público vinculado ao Ministério da Educação. O evento é aberto a toda comunidade interessada, com direito a certificação, e a inscrição será feita pouco antes do seminário.

Segundo o professor do PPGDR e diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), Cidoval Morais, este seminário está inserido no projeto Leituras Furtadianas, ligado ao Programa. Este ano, especialmente, o projeto está focado na discussão e aprofundamento da obra de Celso Furtado, especialmente no livro “O mito do desenvolvimento econômico”, que está completando 50 anos.

“Toda semana estamos realizando uma sessão de debate e entrevistas com intelectuais do Brasil e de outros países sobre a repercussão e impacto dessa obra, que é singular no pensamento de Celso Furtado, porque é a primeira obra dele que trata da questão dos limites e uso excessivo de recursos naturais para promover o desenvolvimento”, explicou Cidoval. O professor acrescentou que Clovis Cavalcanti foi o primeiro a escrever sobre este livro de Celso Furtado, inaugurando no Brasil a discussão sobre economia ecológica, onde a questão da sustentabilidade se sobressai.

Sobre esta temática, também estão em andamento dois outros projetos: a construção de um livro – que está com chamada aberta – convidando intelectuais a discutir a importância da obra “O mito do desenvolvimento econômico”, sua atualidade e agendas hoje. “Durante o seminário, iremos lançar uma série de podcasts, com entrevistas e discussões sobre o livro”, afirmou Cidoval.

Ele relatou que já foram entrevistados para esta série vários pesquisadores e estudiosos da obra de Celso Furtado, a exemplo da economista Tânia Bacelar; Carlos Brandao, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Carlos Bastos, diretor do Centro Celso Furtado; e o economista Carlos Galvão.

Clovis Cavalcanti
É presidente de honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco); ex-presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE); membro do Conselho Consultivo do Centro Internacional Celso Furtado. É graduado em Economia pela UFPE e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Atuou na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), junto com Celso Furtado.

Celso Furtado
O paraibano Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia. Foi criador de uma obra inovadora com uma leitura contemporânea das contradições do capitalismo e o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013. Com uma bibliografia de mais de 30 livros, ele investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.

 

Redação com Codecom/UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024