Categorias: Paraíba

Abertura de São João da Prefeitura de João Pessoa atrai multidão ao Ponto de Cem Réis

PUBLICIDADE

Abertura de São João da PMJP atrai multidão ao Ponto de Cem Réis

Uma noite em que a cultura popular e o resgate das tradições nordestinas deram o tom. Assim pode ser descrita a primeira noite das festividades juninas promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), na nessa sexta-feira (22).

Abrindo o “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente”, às 18h30, a dupla de cantadores de viola João Paulo e Firmino se apresentou no palco de cultura popular cantando repentes e modas de viola, dando as boas vindas ao público que começava a chegar ao Ponto de Cem Réis. Logo depois, a cantora Meire Lima e seus músicos empolgaram os casais que inauguraram o salão ao som de sucessos do autêntico forró pé-de-serra, xaxado e xote.

A Orquestra Sanfônica do Balaio Nordeste levou para o palco principal músicas de Luiz Gonzaga, homenageado da festa ao lado de Marinês. Quando o grupo As Bastianas entrou no palco, o público já estava no clima junino e lotava o Ponto de Cem Réis. A animação das meninas, capitaneadas por Angélica Lacerda, não deixou ninguém parado.

Consolidação– O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que fez questão de ficar na Capital para prestigiar a festa, ressaltou o caráter social do evento. “Sabemos que muitos pessoenses não puderam ou não quiseram viajar, daí a importância dessa festa, que consolida um trabalho de valorização da nossa cultura popular e das tradições nordestinas. Quero aproveitar para convidar a todos que estão na Capital para participar do nosso São João”, disse.

A última atração da noite, a Orquestra da Bomba do Hemetério, foi um capítulo à parte. Com o show “Fole Assoprado”, em que os 21 músicos tocam clássicos do forró reproduzindo o som da sanfona com instrumentos de sopro, o público teve contato com uma criativa apresentação de cultura popular. “É nossa primeira apresentação em João Pessoa, e esse show vai ser muito especial, já que eu e muitos dos músicos que estão aqui tiveram o prazer de estudar na UFPB, aqui em João Pessoa”, disse o maestro Forró, momentos antes de entrar no palco.

O grupo tocou sucessos como “Eu só quero um xodó”, “O canto da ema” e “Feira de mangaio”, arrancando aplausos da platéia, que não arredou o pé do Ponto de Cem Réis até o fim da apresentação.

Campanha – A PMJP aproveitou o clima de festa para reforçar a campanha contra a violência da qual as mulheres são vítimas. Equipes da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SPPM) distribuíram botons com o slogan “Violência contra mulher. Não combina com arrasta pé” e deram informações sobre como auxiliar mulheres que sofrem violência doméstica.

 

 

 

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024