Categorias: Paraíba

Ações de Bolsonaro contra a reforma agrária e agricultura familiar impactam seu bolso

PUBLICIDADE

 Em entrevista à imprensa a coordenadora Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Paraíba (MST-PB), Dilei Aparecida Schiochet, afirma que as gestões que assumiram o governo federal depois de 2016 ignoram as consequências negativas para o Brasil e para os brasileiros da não redistribuição de terras, entre elas o aumento do desemprego, a redução da produção de alimentos e o consequente aumento nos preços dos produtos. Segundo Dilie, a direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não vem trabalhando para promover o avanço na Reforma Agrária no Brasil.

De acordo com a coordenadora do MST-PB, para apoiar os trabalhadores rurais, nos últimos anos, o MST-PB tem tentado fazer uma “Reforma Agrária popular, realizada pelas próprias mãos da população”. O movimento, ainda tenta ajudar os agricultores. Nos últimos dois anos, por exemplo, foi posta em prática a campanha de solidariedade às comunidades e periferias, que arrecadou 130 toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos. Ainda houve um trabalho para abertura de cinco cozinhas solidárias e a organização dos agentes de saúde, que deram orientações como os cuidados com a Covid-19.  “Temos dialogado com o Governo da Paraíba, e isso nos tem salvado em relação às políticas públicas para esta população, com ações que têm fortalecido a agricultura familiar e os assentamentos de reforma agrária”, afirmou.

Ainda segundo Dilie, a direção do Incra informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, que o governo Bolsonaro paralisou 413 processos de reforma agrária, com a interrupção de vistorias e análises sobre desapropriação de imóveis rurais para a criação de assentamentos para famílias sem-terra, não assinou nenhum decreto de desapropriação desde que assumiu o governo, em 2019, executou o menor orçamento para essa finalidade e fez a menor aquisição de terras para reforma agrária desde 1995. E o próprio Incra vem sendo desmontado pelo governo.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024