O Açude Epitácio, que fica localizado na cidade de Boqueirão e abastece Campina Grande e mais 18 cidades, chegou a 17,7% volume total nesta quarta-feira (8), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa). O número inspira cuidados e, se o volume não aumentar, a água pode ser suficiente apenas até o fim de 2015, segundo especialista.
Por causa do baixo volume, um racionamento teve que ser implantado no dia 6 de dezembro de 2014 nos municípios abastecidos pelo manancial. A água parava de ser distribuída às 17h do sábado e só voltava às 5h na segunda-feira. Recentemente, o racionamento foi ampliado em Campina Grande e mais nove cidades. Agora, a água só volta a ser distribuída a partir das 5h da terça-feira.
De acordo com o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, um abastecimento por meio de carro-pipa é inviável. “É impraticável pensar em Campina Grande ser abastecida por carro-pipa. No raio de 80km, nós não temos nenhum manancial, fora o Açude Epitácio Pessoa, que tenha a capacidade hídrica de atender a cidade de Campina Grande”, explicou.
Para as pessoas que trabalham às margens do açude o baixo complicou os negócios. Segundo o garçom de um bar que fica próximo ao manancial, Antonio Brito, o movimento de pessoas diminuiu. “Pra gente aqui diminuiu 80% . A galera que usava jetski e lancha que fazia passeios pararam”, disse.
Foto: Reprodução / TV Paraíba
Redação com Ascom