Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, chegou na metade do mês de maio com 40.145.808 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que corresponde a 9,8% de sua capacidade.
Em entrevista a Rádio Campina FM, a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, explicou que o período das chuvas na bacia que abastece o açude de Boqueirão deve se encerrar neste mês.
Segundo ela, as chuvas foram normais e abaixo da média para a região do Cariri e a previsão é que não sejam significativas ao ponto de haver grande recarga no açude.
O gerente Regional da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Menezes, afirmou em entrevista , que mesmo com o baixo índice, a captação do volume morto do reservatório ainda não foi iniciada e a captação flutuante está em fase de teste.
Ele explicou que haverá mudanças no abastecimento da cidade e que Campina Grande foi dividida em duas regiões no novo plano de abastecimento.
Ronaldo contou que foram instalados cerca de 40 mil hidrômetros na cidade, que foi contratada uma frota nova de veículos com o objetivo de evitar vazamento d’água e uma equipe busca constantemente ligações clandestinas para evitar desperdícios d’água.
Segundo o gerente da Cagepa, o açude de Boqueirão poderá abastecer Campina Grande até o início de 2017.
– A estimativa da ANA é que poderemos usar o manancial até 4,8% e isso seria atingido no final de janeiro ou fevereiro – concluiu.
PBAgora