Uma advogada teve a prisão preventiva decretada acusada de estelionato contra clientes no Sertão da Paraíba. A prisão foi decretada pelo juiz da 1ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras, Francisco Thiago da Silva Rabelo. Ela foi presta nesta quinta-feira (18) pela Polícia Civil. Segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), mesmo afastada da função, ela cobrava dinheiro de clientes para ações judiciais, mas não abria os atos processuais.
O mandado de prisão foi expedido nessa quarta-feira (17) e o cumprimento, nesta quinta-feira (18), pelo delegado Miroslav Alencar. O pedido foi formulado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que destacou que a advogada responde a vários processos penais na Comarca, possui duas condenações, sem trânsito em julgado, e vem dando continuidade à prática ilegal.
Ainda de acordo com o MPPB, a advogada esteve afastada de suas funções por determinação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba, contudo, durante o período, teria praticado estelionato contra uma cliente, recebendo a quantia de dois salários mínimos para praticar ato processual que não foi realizado.
O juiz citou, ainda, a violação à ordem pública como pressuposto necessário para decretação da prisão preventiva. “Requisito que pode ser entendido, basicamente, pela gravidade concreta da infração, repercussão social e periculosidade do agente”,complementou.
Diante da ficha de antecedentes criminais da advogada por fatos semelhantes, o juiz também apontou a necessidade de evitar a ocorrência de novos delitos. “Quando tal tranquilidade se vê ameaçada, deve ser decretada a prisão preventiva, a fim de evitar que o agente, solto, continue a delinquir. A necessidade de se prevenir a reprodução de novos delitos é motivação bastante para prendê-lo”.
Redação com G1
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…