Os advogados da Paraíba já começaram a se articular para as candidaturas à Presidência da OAB do estado. As eleições acontecerão em Novembro deste ano e, o novo ou a nova presidente sucederá o atual gestor Paulo Maia, presidente reeleito em 2016. A eleição para o triênio 2022/2024 já se mostra agitada no meio jurídico do estado.
De acordo com a apuração feita pelo Polêmica Paraíba, pelo menos seis nomes estão cotados para se candidatar à presidência, sendo eles cinco homens e apenas uma mulher.
Os nomes são:
Raoni Vita, Harrison Targino, Maria Cristina Santiago, Johnson Abrantes, Luiz Pereira e Inácio Queiroz.
O advogado Raoni Vita é ex-vice-presidente da OAB , atualmente exerce a presidência do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado, ligado às questões do futebol e também é Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Raoni diz que seu nome está à disposição, Porém, acha fundamental que haja um amplo acordo para lançamento de candidato único de oposição, já que não se sabe se o presidente Paulo Maia será candidato mais uma vez ou lançará candidato.
Harrison Targino é Advogado e Professor Universitário, Conselheiro Federal da OAB e Presidente do Instituto Paraibano de Direito Administrativo. O Advogado já foi Juiz do TRE-PB entre 2001 e 2003, Procurador Geral PB entre 2007 e 2009 e também é Ex-Secretário de Estado. Em uma publicação no instagram, o advogado falou sobre o seu nome está sendo um dos cogitados: “A todos tenho afirmado que entendo precipitado o debate desta natureza, em face até do momento difícil em que estamos.” Escreveu.
Entre os nomes cotados, a única mulher que aparece é a Maria Cristina Paiva Santiago, a Advogada militante é sócia e fundadora do Santiago & Rangel Advogados, Professora Dra. da UFPB e Unipê em João Pessoa e Presidente do IBDFAM-PB. Kiu, como é conhecida, poderá ser a 1ª mulher a presidir o Conselho Seccional em toda a sua história.
Em uma entrevista, a advogada disse que está na hora de ampliarmos o debate em torno da Ordem. “Não dá pra reduzir o processo eleitoral a uma disputa de poder político ainda mais quando estamos enfrentando uma pandemia”.
Mais um nome cotado para a disputa é o do Advogado Johnson Abrantes, que também é militante e muito querido e respeitado no estado. O Advogado gravou um vídeo esta semana onde confirma que o seu nome está à disposição. No vídeo, ele fala que foi procurado por alguns colegas advogados e Advogadas para colocar o seu nome visando disputar as eleições e disse ter disposição para a missão. O Dr. Johnson, também disse que não queria se precipitar na decisão.
“As propostas que são feitas seriam para compor a chapa na condição de candidato a presidente ou uma segunda opção a uma vaga no conselho federal da OAB”, disse o advogado.
O Advogado criminalista e professor, Luiz Pereira também está listado para concorrer nas eleições. Luiz tornou pública sua pré-candidatura ainda em Dezembro de 2020, durante um programa de rádio na capital. “Estamos conversando com os advogados e advogadas, principalmente para restabelecer o protagonismo da advocacia, do advogado individual e daqueles desprestigiados nos grandes escritórios”, disse Luiz Pereira, ao ser questionado pelos apresentadores do programa se estaria disposto a colocar seu nome na disputa pela presidência da OAB-PB.
O último nome listado como pré-candidato pela disputa à presidência da OAB-PB é o do Advogado Criminalista, Inácio Queiroz, Ele é Vice-presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB/PB e Defensor Dativo do Tribunal de Ética e Disciplina OAB/PB. As informações são do portal Polêmica Paraíba.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…