Os equipamentos vão oferecer mais conforto, agilidade e acessibilidade aos passageiros, atendendo a dois terços dos voos domésticos
Melhorias fazem parte das obras estruturais realizadas pela Aena Brasil para modernizar as experiências de viagens dos clientes
As reformas vão ampliar em 80% a capacidade do aeroporto, dobrando o espaço das áreas operacionais
Mais conforto e acessibilidade para os passageiros que transitam no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto, administrado pela Aena Brasil. A partir desta quinta-feira, 11 de maio, o terminal passa a oferecer embarques e desembarques através de pontes móveis que se acoplam diretamente às aeronaves (fingers). Inicialmente, há a inauguração da primeira ponte. Dentro de dez dias, o segundo equipamento entra em operação. As mudanças fazem parte das obras estruturais realizadas pela companhia para melhorar as experiências dos clientes, oferecendo aeroportos mais modernos, tecnológicos e sustentáveis. As reformas vão ampliar em 80% a capacidade do Castro Pinto.
O primeiro voo a utilizar o finger em João Pessoa é o GOL 1620, vindo de Guarulhos (SP), com desembarque previsto para 11h45. Na sequência, a aeronave retorna para o mesmo aeroporto, partindo às 12h25, no voo GOL 1577. Esses equipamentos trazem inúmeras vantagens para os usuários, que vão desde o aumento da agilidade no embarque até mais conforto e praticidade. “As pontes móveis atendem aos quesitos de acessibilidade, incluindo os passageiros que têm dificuldade de locomoção. Estamos modernizando o Castro Pinto e oferecendo à região de João Pessoa uma infraestrutura capaz de apoiar o desenvolvimento da Paraíba”, destaca Karla Ceravolo , diretora do Aeroporto de João Pessoa.
“É uma honra e um grande contentamento para nós, da GOL, ter o nosso voo Guarulhos – João Pessoa escolhido para utilizar pela primeira vez a ponte móvel (finger) no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto. Esse equipamento traz mais conforto e segurança aos clientes, aumentando, assim, a agilidade do embarque e desembarque”, comemora Matheus Motta, consultor de Planejamento e Infraestrutura Aeroportuária da GOL.
As pontes são fabricadas pela Tianda, uma das principais empresas do setor, e vão atender a cerca de dois terços dos voos domésticos e 95% dos movimentos internacionais. Com até 6,5m de altura, elas podem ser acopladas a mais de 40 modelos de aeronaves a jato, incluindo todo o atual mix operacional do Aeroporto de João Pessoa. Além dos fingers, a Aena Brasil prepara uma série de mudanças que serão entregues nos próximos meses. O terminal de passageiros vai passar 8,8 mil m² para 12,5 mil m². Os ambientes operacionais terão o dobro do espaço atual, melhorando a experiência no processo de embarque e desembarque. O número de portões de embarque passa de quatro para seis, ampliando a capacidade de atração de voos do aeroporto. Além disso, o pátio de aeronaves está sendo ampliado em mais de 11 mil m², e as pistas de táxi e de pouso e decolagem terão melhoras significativas de segurança operacional.
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.