A Paraíba o tempo todo  |

AESA instala estação para monitorar tempo e temperatura em JP

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) instalou nesta sexta-feira (31) sua 15ª estação meteorológica, dando continuidade ao projeto de melhoria do monitoramento dos fenômenos climáticos no Estado. O equipamento foi montado na nova sede da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), no Sítio Jacarapé, em João Pessoa.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a nova estação meteorológica vai permitir a Aesa repassar com antecedência os alertas de chuvas intensas, agilizando o atendimento da população que mora em áreas de risco da Capital. “Fenômenos como 10 milímetros de precipitação em apenas dez minutos ou até mesmo a constatação de temperaturas muito elevadas serão acompanhados em tempo real e informados imediatamente ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual que atuam no trabalho preventivo”, explicou.

De acordo com o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, os equipamentos trabalham integrados ao Sistema Nacional de Monitoramento de Situação de Riscos, repassando informações em tempo real para a sede da Aesa em Campina Grande.

“As estações agrometeorológicas automáticas alimentam a nossa Sala de Situação com informações sobre as condições de tempo, clima e recursos hídricos. A instalação deste novo equipamento em João Pessoa nos permite monitorar a umidade e temperatura do solo, precipitação pluviométrica, radiação solar, pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, além da direção e velocidade do vento”, explicou Lucílio, acrescentando que outras cinco unidades de monitoramento serão instaladas no Estado até o final de ano.

Mais de R$ 2 milhões foram investidos na construção da Sala de Situação da Paraíba com recursos próprios do Governo do Estado, da Agência Nacional das Águas e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe