Categorias: Paraíba

Aesa já registra 32,3% de chuva acima da média de abril, em JP

PUBLICIDADE

 A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgou, na manhã desta terça-feira (19), um balanço parcial sobre o volume de chuva no mês de abril para João Pessoa. De acordo com o órgão, já choveu 349,1 mm na Capital nos 18 primeiros dias do mês, 32,3% acima da média climatológica para abril, que é de 263,8 mm. O maior volume de chuva foi registrado da sexta-feira (15) para o sábado (16), com 147,4 mm.

 

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, as chuvas intensas se devem a dois sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência Intertropical e Ondas de Leste. “Esses sistemas se acoplaram, o que fez com que registrássemos esse volume de chuva um tanto atípico. São aglomerados de nuvens vindos do Oceano Atlântico. Além da Paraíba, a junção desses sistemas provocou chuvas intensas também nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte”, disse, lembrando que a Aesa já tinha emitido, na quinta-feira (14), Estado de Alerta sobre as precipitações, válido até o fim de semana.

 

Ainda de acordo com Marle Bandeira, outra cidade da faixa litorânea que registrou também grandes precipitações foi Cabedelo. Até essa segunda-feira (18), choveu na cidade 344,5 mm, 33,1% acima da média para abril, que é de 258,9 mm. “Podemos dizer que as chuvas foram intensas em todo o setor Leste do Estado. Além do Litoral, choveu forte em algumas localidades do Brejo. Já no Agreste, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade”, destacou.

 

Além de João Pessoa e Cabedelo, Pedras de Fogo, Alhandra e Rio Tinto foram algumas das cidades litorâneas que registraram precipitações significativas. Em Pedras de Fogo, por exemplo, choveu 136,6 mm da sexta-feira para o sábado. “A tendência é que as chuvas fiquem esparsas, menos intensas. Porém, deve chover durante toda a semana”, pontuou Marle Bandeira.

 

Histórico – Segundo dados da Aesa, o ano que teve um dos meses de abril mais chuvosos, em João Pessoa, foi 2009, quando foram registrados 540,4 mm, índice pluviométrico duas vezes maior que a média climatológica para o mês na Capital. “Podemos destacar ainda o abril de 2011, quando registramos 427,4 mm. Ainda no período de 2009 a 2015, podemos dizer que um dos meses de abril em que menos ocorreu precipitação foi 2015, quando foram registrados 48,3 mm, e 2012, com 46,6 mm”, acrescentou a meteorologista.

 

Previsão do tempo – Para esta quarta-feira (20), a Aesa prevê nebulosidade variável para a faixa litorânea com chuva a qualquer hora do dia. Já para a região do Brejo, céu com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, assim como para o Agreste.

 

Para a região do Semiárido, que contempla o Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão, a previsão é de nebulosidade variável. No Sertão, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 33º C e a mínima, dos 23º C.

 

Confira como devem ficar as temperaturas nas demais regiões do Estado:

 

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 23º C

 

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 20º C

 

Agreste – máxima de 29º C e mínima de 21º C

 

Cariri-Curimataú – máxima de 32º C e mínima de 21º C

 

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 23º C

 

– See more at: http://paraiba.pb.gov.br/aesa-ja-registra-323-de-chuva-acima-da-media-de-abril-em-joao-pessoa/#sthash.j3ruWisS.dpuf

 



Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024