Inverno rigoroso. Ventos, chuvas e frio. O mês de julho tem sido um dos mais chuvosos e frios em Campina Grande nos últimos anos. As chuvas causaram alagamentos em alguns pontos da cidade. Uma barragem se rompeu na noite da sexta-feira.
Os termômetros têm registrados baixas temperaturas na cidade, e o campinense tem recorrido a agasalhos e roupas quentes para se proteger do frio. As madrugadas na cidade praticamente tem sido geladas.
Desde o começo de julho, a Aesa vem registrando temparaturas baixas em Campina Grande. Os termômetros já apontaram temperaturas na casa dos 18º,1 centigrados, 18., 7,C , 17ºC e agora 16ºC.
Na última terça-feira (18) foi registrada a temperatura mais baixa do ano em Campina Grande. Os termômetros marcaram 16,1ºC. Essa foi a temperatura mais baixa dos últimos cinco anos na cidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).
A temperatura registrada ficou um pouco abaixo dos 17ºC registrados na semana passada. “Não vínhamos registrando uma temperatura tão baixa praticamente desde 2012”, explica a meteorologista da Aesa, Karmem Becker. A previsão para esta quarta-feira (19) é de mínima de 17°C na cidade.
E a previsão para o mês de julho é de mais chuva na região do Agreste paraibano. A expectativa é que até o mês de agosto as temperaturas continuem baixas, podendo atingir até 16ºC em cidades como Campina Grande e Esperança.
As temperaturas mais baixas, porém, devem ser registradas na região do Cariri paraibano, onde alguns municípios podem registrar até 15ºC durante a noite, caso por exemplo, da cidade Monteiro. Em Maturéia no Sertão, já foram registrados 12 graus e o tempo deve permanecer frio.
Segundo a meteorologista, a expectativa é de que as temperaturas continuem baixando ainda mais nas próximas semanas, com a chegada do mês de agosto.
“Vai continuar frio, especialmente nas madrugadas, até o fim de julho e primeira quinzena de agosto. A tendência é que seja bastante frio na região de Campina Grande, Cariri e Curimataú”, prevê.
Devido as chuvas registradas em Campina Grande nas últimas horas, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), da Prefeitura de Campina Grande, continuam de prontidão para atendimento à população.
O coordenador de Defesa Civil do município, Ruiter Sansão, tranquilizou a população, assegurando que tudo está sob controle.
“Estamos com duas equipes de plantão, mobilizados e circulando, sobretudo, nas áreas de risco. Em caso de problemas, com a ocorrência de chuvas, a comunidade pode nos acionar para que adotemos as medidas necessárias. Todo o sistema de Defesa Civil, incluindo o Corpo de Bombeiros, está em alerta”, garantiu.
Ruiter lembrou que, por recomendação do prefeito Romero Rodrigues, todas as ações preventivas, como a limpeza de canais e galerias, foram realizadas pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Essas ações objetivam evitar obstruções e, consequentemente, problemas de alagamentos. Há também orientações aos proprietários de imóveis que oferecem riscos de desabamentos.
SL
PB Agora