Categorias: Paraíba

AESA prevê retorno das águas da transposição na Paraíba, a partir de Monteiro, no dia 10 de fevereiro

PUBLICIDADE

Responsável pelo abastecmento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa, deverá receber novamente águas do Rio São Francisco. O meteorologista Alexandre Magno da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), afirmou  que as águas da transposição deverão retornar à Paraíba a partir do dia 10 de fevereiro. Alexandre falou, inclusive, que esta data poderá ser antecipada, a depender das chuvas que venham a cair na região.

 

O Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) está sem receber água da transposição desde o dia 4 de abril do ano passado, quando o bombeamento foi suspenso em virtude de obras necessárias nas barragens de Monteiro e Camalaú, no cariri paraibano. A previsão de retomada do bombeamento era para o final do ano passado, mas até agora não ocorreu.

 

No açude de Poções, em Monteiro, a obra é de construção de tubulação e válvulas de controle. No açude de Camalaú, a obra é de construção de uma galeria de concreto e instalação de válvulas de controle. A suspensão do bombeamento se deu em virtude da necessidade de baixa no nível da água.

 

A informação também foi confirmada pelo novo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba , Porfírio Loureiro. O reservatório segue perdendo volume e depois de chegar a 35% após a transposição, teve a quantidade reduzida para quase 20% entre 2018 e 2019.

Em outubro de 2018, a Aesa havia informado que iria fazer uma fiscalização para saber o motivo da água do São Francisco não estar chegando até o açude de Boqueirão, ou se havia algum outro problema para o açude estar com o volume reduzido, uma vez que há um impasse sobre o assunto com Ministério da Integração.

 

Os órgãos não se entendem sobre as justificativas que expliquem os problemas com o volume do açude de Boqueirão. De um lado, a Aesa fala que a quantidade de água liberada da transposição é baixa, do outro, o Ministério da Integração afirma que está tudo normal. No fim, cerca de 1 milhão de pessoas continuam sem respostas para a duvidosa situação hídrica na região de Campina Grande.

As águas da transposição do rio São Francisco começaram a chegar à bacia hidráulica do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, em abril de 2017.

 

O açude, construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) estava com apenas 3% da capacidade total e os órgãos públicos já temiam um colapso no abastecimento, caso o manancial continuasse sem receber recargas.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente causa congestionamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa, na manhã desta 6ª

Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024