Setenta e duas horas após a instalação dos novos equipamentos de leitura
eletrônica dos cartões Passe Legal nos ônibus de João Pessoa e da superação
de alguns contratempos inerentes a uma mudança desta magnitude, a Associação
das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP)
constata que poderá atingir a cerca de 2%, dos 500 mil cartões em
circulação, o quantitativo daqueles que estão precisando ser trocados. E
apesar do pequeno universo de cartões que ainda precisam ser validados para
utilização da nova tecnologia, a AETC continua com um atendimento
direcionado no posto sede da entidade, na Rua 13 de Maio e nos postos da
Rodoviária e do Terminal de Integração do Varadouro.
Segundo o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho, o impacto da troca dos
equipamentos antigos de leitura dos cartões e a migração para o novo
sistema, gerenciados pela Transdata não deveria ter sido significativo. “Boa
parte das pessoas que estavam nas filas procurando validar seu cartão, não
precisariam estar lá, pois a validação dos cartões para o novo sistema se
daria no próprio ônibus”, esclarece Mário, lembrando que alguns usuários
acostumados com a agilidade do sistema de leitura, não seguiram as
orientações das equipes da AETC de aguardar cerca de 2 a 5 segundos na
apresentação do cartão ao leitor, visto que no primeiro contato com o novo
equipamento, era preciso mais tempo para a validação.
Outra situação que causou algum transtorno na hora de migrar de um sistema
para outro, e que fugiu a competência da AETC e da Transdata, diz respeito
à má conservação dos cartões. “Existem pessoas que conduzem o cartão de
qualquer jeito. Facilitando sua danificação e prejudicando a leitura
eletrônica. Neste caso, é preciso fazer a substituição do cartão, pois a
leitura fica prejudicada e a validação da passagem não acontece”, argumenta
Mário, lembrando que a orientação dada pelas empresas de ônibus aos seus
operadores era de que, na impossibilidade da leitura de cartões, o
passageiro não fosse prejudicado.
De acordo com Mário Tourinho, o usuário que ainda não conseguiu validar
seu cartão no interior do ônibus, deve se dirigir a sede da AETC-JP, na Rua
Treze de Maio, 103, ou ainda aos postos de atendimento da associação no
terminal rodoviário de João Pessoa e no Terminal de Integração do
Varadouro, para substituir, gratuitamente, seu cartão. Vale destacar, no
entanto, que o sistema de bilhetagem eletrônica de João Pessoa continuará o
mesmo. A ação consistiu apenas na mudança da companhia que fornece o
serviço nos ônibus, que era feita pela Empresa 1 e agora fica sob a
responsabilidade da Transdata, e na troca dos equipamentos por outros mais
modernos que propiciam maior velocidade tanto na liberação da catraca dos
ônibus quanto nas recargas do cartão eletrônico.
Assessoria
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