Categorias: Paraíba

Agricultores da região de Itabaiana comemoram venda do algodão orgânico safra agrícola 2021

PUBLICIDADE

Otimistas com a retomada da cultura do algodão de forma sustentável, agricultores familiares integrantes do Projeto Algodão Orgânico Ater Paraíba, da região administrativa de Itabaiana, comemoram a venda de toda a produção da safra agrícola 2021. A assinatura dos contratos de garantia de compra entre os produtores e a Empresa Natural Cotton Color ocorreu na semana passada.

De acordo com o gerente regional da Empaer de Itabaiana, Paulo Emílio de Sousa, foram contemplados 30 agricultores dos municípios de Ingá, Riachão do Bacamarte, Itabaiana e Salgado de São Félix. Ele avalia que o resgate da cotonicultura no estado representa a esperança do desenvolvimento sustentável para agricultura de todos os municípios zoneados e com vocação para o cultivo do algodoeiro.

Destacou ainda, a importância da garantia de compra pelas empresas parceiras, lembrando que o agricultor só precisa se preocupar com a produção. “Um dos principais pontos de resgate do algodão no nosso Estado é a garantia de compra junto com a assistência técnica da Empaer”, ressaltou.

A solenidade de assinatura dos contratos aconteceu no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Itabaiana, e contou com a presença do secretário Executivo da Agricultura Familiar, Jonildo Cavalcante; a representante da Natural Cotton Color, Francisca Vieira; extensionistas da Empaer, Antônio Jocemar e Berenice Oliveira; prefeitos e agricultores dos municípios beneficiados, além de representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), sindicatos e associações rurais.

Produção – O algodão orgânico contratado pela Natural Cotton Color será colhido a partir da segunda semana de setembro. A previsão de colheita do algodão colorido da variedade BRS Rubi nos municípios de Itabaiana, Riachão do Bacamarte e Salgado de São Félix é de 10.080 kg, em uma área plantada de 33,6 hectares. Em Ingá, o algodão orgânico branco – variedade BRS-286 a ser colhido deve atingir uma colheita de 5.600 kg, em uma área de 14 hectares.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024