Ao longo desta sexta-feira (20), centenas de produtores da agricultura familiar espalhados pela zona rural de Santa Rita passaram pelos stands montados pela Secretaria de Agricultura Municipal em Bebelândia para realizar cadastro nos programas Hora Trator e Feira do Agricultor – ações montadas pela gestão municipal para incrementar a produção agrícola da cidade e beneficiar pequenos produtores. Na próxima terça-feira (24) será a vez dos agricultores da área sul, que poderão fazer os cadastros em posto que será montado em Odilândia.
“Os programas apoiam homens e mulheres do campo ao mesmo tempo em que beneficia os santa-ritenses como um todo, facilitando o acesso a alimentos frescos e de qualidade, a preços acessíveis”, declarou o prefeito Emerson Panta.
O secretário municipal de Agricultura, Sildo Moraes, apontou que o objetivo prioritário é escoar a produção dos agricultores locais, evitando a presença dos atravessadores, que reduzem a margem de lucro dos produtores e encarecem os alimentos.
“Com a Feira do Agricultor e também o programa Hora Trator, vamos garantir mais ganhos pra quem produz e melhores preços para o consumidor santa-ritense”, prevê Sildo Moraes.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, mais de 400 agricultores familiares estão espalhados pela zona rural de Santa Rita, produzindo alimentos de qualidade.
“Nosso objetivo é atender todos eles, seja com a Feira do Agricultor, seja com o Hora Trator”, antecipou o secretário.
Feira do Agricultor
A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Agricultura, montará uma feira exclusiva para os pequenos produtores rurais da cidade.
O espaço será viabilizado através de processo administrativo que permita o escoamento da produção e o estreitamento do acesso entre produtores e consumidores.
Para garantir espaço na feira, o agricultor terá que fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura ou no stand montado hoje em Bebelândia ou no que funcionará na próxima terça-feira (24) em Odilândia.
Hora Trator
O secretário Sildo Moraes aponta que a maioria dos mais de 400 produtores rurais que atuam em Santa Rita não dispõem de maquinário para cortar a terra.
“Eles são obrigados a contratar esse serviço, que pesa no bolso do agricultor e reflete no custo dos produtos”, avaliou.
Com o programa, a Prefeitura de Santa Rita disponibilizará 4 horas de trator, maquinista e diesel para todos os produtores que se cadastrarem.
“Vamos alavancar a produção, apoiar os produtores e até der a demanda de consumo dos santa-ritenses”, finalizou Sildo Moraes.
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…