AGU emite parecer e pede sanção do presidente Lula a Projeto Ficha Limpa
A Advocacia-Geral da União (AGU) analisou o Projeto de Lei Complementar (PLC) Ficha Limpa e concluiu que não há empecilhos à sanção presidencial. A instituição entregou à Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República o parecer recomendado a aprovação do projeto por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto altera a Lei Complementar nº 64/90, na qual estabelece os casos de inelegibilidade, prazos de concessão e dá outras providências. O documento, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, vai amparar a decisão do Governo Federal sobre a proposta. A discussão surgiu porque houve no Senado uma emenda de redação, que modificou o termo “os que tenham sido
condenados” para “os que forem condenados”, referindo-se às pessoas inelegíveis.
Essa alteração gerou grande polêmica, pois deu margem a interpretações variadas e ao entendimento de que a lei valeria apenas para os casos ocorridos a partir da sua edição e promulgação. Por isso, o PLC foi encaminhado para análise da Consultoria-Geral da União e do Ministério da Justiça.
De acordo com o parecer, elaborado pelo Departamento de Análise de Atos Normativos, quando há dúvida a respeito da emenda de redação, deve ser ouvida a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Isso já ocorreu e a CCJ aprovou a emenda, considerando que ele não
modifica o espírito do PLC.
A AGU concordou com esse posicionamento e concluiu, ainda, que não há inconstitucionalidade quanto à iniciativa popular da proposta, nem quanto à competência do Congresso Nacional e da União para legislar sobre direito eleitoral, conforme prevê a Constituição Federal.
Redaçao com Assessoria
A Polícia Civil da Paraíba localizou o veículo envolvido no atropelamento que matou o ciclista…
A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal apuram novas ameaças de morte…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última quarta-feira, 8, que foi convidado para a…
Um veículo oficial do Governo da Paraíba, modelo Honda Civic de cor preta, foi encontrado…
Após sofrer importunação sexual por motorista de aplicativo em João Pessoa, uma mulher de 26…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, iniciou ontem (09), a formação da equipe que…