Águas da transposição não estão chegando ao açude de Boqueirão e suspeita é de desvios no percurso

PUBLICIDADE

Apontada como redenção do Nordeste, a transposição do Rio São Francisco, ajudou o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, a sair do volume morto, e superar uma das crises mais drásticas de sua história em 2017. No entanto, passados seis anos desde o esperado encontro das águas do Velho Chico com Boqueirão, a realidade é outra.
As águas advindas do Rio São Francisco que chegam à cidade de Monteiro, na entrada no território paraibano, e o que deságua no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, cerca de 140 quilômetros depois, não estão chegando no reservatório.

O alerta foi feito pelo especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido. Segundo ele, em Monteiro, última etapa da água transportada por canal tem chegado, em média, 2 mil litros por segundo. Já em Boqueirão, tem entrado praticamente ´zero litro´, o que levou o especialista a supor de que muita água está sendo ´desviada´ pelo percurso leito do Rio Paraíba, porque não é possível creditar tudo à evaporação.

O reservatório que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 de m³ de água, voltou a receber água do Velho Chico há dois anos atrás, conforme o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, após a abertura de comportas do açude de Camalaú. O manancial de Camalaú integra o projeto de transposição do Rio São Francisco, pelo Eixo Leste, no Cariri do estado.


Aguardada com muita expectativa, a transposição do Rio São Francisco, foi uma das saídas para evitar um colapso no abastecimento de Campina e demais cidades abastecidas por Boqueirão.

Com o pior nível desde a fundação, no fim da década de 1950, Boqueirão começou a receber as águas do Rio São Francisco em 2017, com a expectativa de sair do volume morto em até três meses. O açude que abastece 1 milhão de habitantes em Campina Grande e outras 18 cidades chegou a 2,9% da capacidade total, situação que fez Campina Grande e outras cidades entrarem em uma crise hídrica histórica e adotarem medidas rigorosas de racionamento.

A água da transposição do Rio São Francisco chegou à cidade de Monteiro, na Paraíba, através do eixo leste. Neste trecho, a água é captada na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco e viaja por 208 quilômetros até chegar à cidade paraibana. As águas chegaram a Monteiro, no dia 8 de março daquele ano.

Com esse cenário, o açude começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco, mas essa obra apresentou problemas e colaborou pouco com a recarga de Boqueirão. No entanto, Boqueirão só conseguiu recuperar a sua capacidade hídrica e garantir o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos, após as chuvas dos últimos invernos.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024