Categorias: Paraíba

Aguinaldo e Daniella Ribeiro vão homenagear Escola

PUBLICIDADE

Aguinaldo e Daniella vão homenagear na Assembleia e na Câmara os 35 anos da Escola Redentorista

Atendendo a requerimentos respectivos do deputado Aguinaldo Ribeiro e da vereadora Daniella Ribeiro, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Campina Grande vão comemorar com Sessão Especial os 35 anos da Escola Técnica Redentorista – ETER – situada na cidade de Campina Grande. Os parlamentares apresentaram requerimentos nas duas casas legislativas visando homenagear a instituição que presta relevantes serviços à comunidade.

Segundo Daniella, a Escola Técnica Redentorista (ETER) ao longo dos seus 35 anos vem assumindo fielmente a sua missão de oferecer uma educação ética e cidadã com vistas à transformação da sociedade. No contexto da educação libertadora, a entidade se mantém atualizada, com cursos estruturados em módulos, o que estabelece uma prática de humanização dos currículos e de uma formação para competências e habilidades.

Conforme Aguinaldo, desde 1975 a Escola Técnica Redentorista vem cumprindo a sua missão. Formou mais de 3000 jovens habilitados para ingressar no mundo do trabalho como Técnicos nas áreas de Indústria, Informática, Telecomunicações e Saúde.

De acordo com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei número 9.394/96), os cursos seguem as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação. A missão da Escola Técnica Rendentorista é “gerar a promoção humana através do ensino profissionalizante de qualidade, formando profissionais competentes e habilitados, no Nordeste do Brasil.

É na cidade de Campina Grande, mais precisamente no Bairro de Bodocongó, em meio à Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e o Parque Tecnológico, que se ergue a Escola Técnica Redentorista – símbolo de Redenção – para muitas famílias carentes de Campina Grande e das várias cidades por ela polarizadas.

A Escola Técnica Redentorista pertence à Congregação do Santíssimo Redentor espalhada pelo Brasil inteiro e por quase todos os países do mundo. Em 29/08/53 a Congregação fundou a Vice Província do Recife, que civilmente foi registrada como Congregação Redentorista Nordestina. Essa unidade abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 1975, surgiu a Escola Técnica Redentorista sob o lema “Educar é Libertar”, através de seu fundador o padre Redentorista, Edelzino de Araújo Pitiá, tendo como missão a formação humana e profissional de jovens das classes sociais menos favorecidas, qualificando-os como profissionais de nível técnico para o mercado de trabalho.

No início a escola recebeu inúmeras ajudas nascendo assim sob a característica de uma entidade comunitária; a assessoria de diversos professores da UFPB – Campus II se fez presente, destacando-se o professor Lynaldo Cavalcante: as orientações quanto à estrutura curricular e organizacional vieram da Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí – MG e o NAI/Pb, colaborou na elaboração do Regimento Interno.

Os laboratórios receberam seus primeiros equipamentos através de doações da Agência de Colaboração Técnica da Holanda – CEBEMO. Contribuíram também, o Conselho Britânico e o SNV – Fundação dos Voluntários Holandeses.

Como instituição particular, mas, na categoria de entidade filantrópica e comunitária, se fez necessário firmar convênios de bolsas de estudo, com a SEC/Pb, e com empresas locais, do Estado e da Região, além de parcerias em diversos níveis. Em 1998 a Escola firmou convênio com o MEC / SEMTEC, através do Proep – Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante – possibilitando à Escola Técnica Redentorista, implantar a reforma do ensino profissionalizante, de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a 9394/96.

Nas Missões Populares os Missionários Redentoristas pregam a Redenção pela palavra – a Boa Nova da Redenção; na Escola Técnica Redentorista, o trabalho realizado sob a ótica de uma educação libertadora e da opção evangélica e preferencial pelos pobres, é uma marca de redenção no Nordeste sofrido e, ao mesmo tempo, sinal e realização de boa nova para os mais carentes.

 

Assessoria

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem morre atropelada após cair de carro enquanto gravava vídeo, em João Pessoa

Uma jovem de 24 anos, identificada como Amanda dos Santos Barbosa, morreu na madrugada desta…

18 de novembro de 2024

Inscrições para concurso público da UFPB estão abertas a partir de hoje

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre, a partir de hoje (18), as inscrições para…

18 de novembro de 2024

Combate ao comércio ilegal de animais silvestres em cativeiro aumentou 58% na PB

Em entrevista à imprensa paraibana o capitão Wellington Aragão, chefe da Fiscalização Ambiental da Superintendência…

18 de novembro de 2024

Romero Rodrigues não descarta o nome de Bruno Cunha Lima como candidato a governador em 2026: “Basta ele querer”

Em entrevista à imprensa campinense nesta segunda-feira (18.11.2026), o deputado federal e líder do Podemos…

18 de novembro de 2024

Incêndio destrói oficina mecânica em João Pessoa; suspeitos podem ter provocado o fogo

Uma oficina mecânica foi completamente destruída por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (18), em…

18 de novembro de 2024

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

18 de novembro de 2024