O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de clima seco nesta segunda-feira (28), cobrindo mais de 70 cidades paraibanas. A previsão é de que a umidade relativa do ar em algumas regiões do estado possa chegar a 12%, aumentando os riscos à saúde e de incêndios florestais.
O alerta laranja abrange 23 cidades do Sertão paraibano, onde a umidade pode cair entre 20% e 12%. A recomendação do Inmet é para evitar atividades físicas intensas e exposição ao sol nos períodos mais quentes, além de manter-se hidratado. A orientação é que a população evite se expor ao sol nas horas mais secas e aplique hidratantes para a pele.
Outro alerta, de nível amarelo, atinge 74 cidades onde a umidade deve variar entre 30% e 20%, oferecendo menor risco que o alerta laranja, mas ainda com potencial para causar desconforto respiratório e desidratação.
O tempo seco afeta diretamente a saúde, principalmente para quem já tem problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite. Entre os sintomas mais comuns estão o ressecamento da pele e dos olhos, além de irritação nas vias aéreas. As autoridades recomendam o uso de umidificadores em ambientes fechados e o aumento da ingestão de água, evitando-se bebidas alcoólicas e com cafeína, que podem intensificar a desidratação.
A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão à disposição para fornecer informações adicionais e orientações durante este período de alerta.
Confira as cidades em alerta amarelo:
Confira as ciades em alerta laranja:
PB Agora
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…