Categorias: Paraíba

ALERTA: Trauma-CG registra quase 400 ataques de animais peçonhentos em 2023

PUBLICIDADE

Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital de Trauma de Campina Grande, com base no Datatox, apontam que do mês de janeiro, até o último dia 15 de março, 395 pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos foram atendidos na unidade de saúde. Desse total, 23 foram picados por cobras, 47 por abelhas e 325 por escorpiões.

O Trauma-CG é referência na região para os atendimentos de escorpionismo (acidente com escorpiões), ofidismo (acidentes com serpentes/cobras peçonhentas) e acidentes apílicos (com abelhas).

A médica Flávia Martins reforça a importância da busca por atendimento médico, logo após o ocorrido, para minimizar os danos ocasionados pelo envenenamento.

“Uma prática comum entre as vítimas de escorpiões é colocar álcool ou alho no local da picada. Porém tal atitude não é recomendada e muitas vezes chega a queimar a pele com alho, piorando o quadro clínico. A recomendação é apenas manter o local limpo e colocar compressa morna, se possível, e seguir para o serviço de saúde disponível aqui no Hospital De Trauma”, esclarece.

Ainda segundo a médica, o cuidado maior deve ser com as crianças, principalmente com as pequenas, que não sabem relatar o ocorrido, como por exemplo a picada de escorpião, que raramente deixa marca. A área acometida fica, normalmente, dormente e, na maioria das vezes, o paciente não identifica o local exato da picada, referindo apenas a região.

De acordo com a médica, em relação ao ofidismo, a identificação do tipo de cobra é importante para que seja aplicado o soro adequado. Quando não for possível levar o animal, uma fotografia também pode ajudar a definir a espécie. Em caso de não identificação, o tratamento é definido pelo quadro clínico e alterações nos exames laboratoriais, que podem estar presentes de acordo com a espécie da serpente.

Já as orientações da coordenadora do Ciatox, Sayonara Lia Fook, em caso de acidentes por abelhas, o indicado é lavar a região afetada com água fria, remover os ferrões da pele sem pressioná-los, usando agulha ou lâmina, aplicar compressa de água fria para aliviar a dor e procurar atendimento médico de imediato.

“É importante que as pessoas busquem o atendimento especializado oferecido aqui no Trauma para serem adotadas as condutas corretas de tratamento em cada caso específico. Lembrando que a adoção de soluções caseiras pode agravar o quadro de saúde da vítima”, enfatiza Sayonara.

Ciatox – O Centro Informações e Assistência Toxicológica, vinculado ao Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, funciona desde 2004 no do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, como unidade de atendimento assistencial e de vigilância. O Centro faz a notificação dos casos junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O Ciatox é integrante da rede nacional de centros do Brasil.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgada 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)…

22 de dezembro de 2024

Candidato aprovado fora do número de vagas não tem direito à nomeação; entenda

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a sentença que…

22 de dezembro de 2024

Homem e mulher são encontrados mortos no município de Aparecida, no Sertão da Paraíba

Os corpos de um casal foram encontrados em um local próximo  à barragem de Acauã,…

22 de dezembro de 2024

Avaliação semanal da Sudema atesta qualidade das praias de João Pessoa em condições de balneabilidade

O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…

22 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende, em praia de João Pessoa, homem suspeito de liderar facção criminosa da Bahia

No final da manhã deste domingo (22), a Polícia Federal capturou em João Pessoa o…

22 de dezembro de 2024

Beneficiários do Auxílio Moradia têm até o dia 31 para atualizar cadastro em João Pessoa

A atualização cadastral do Auxílio Moradia, da Prefeitura de João Pessoa, acontece até o próximo…

22 de dezembro de 2024