A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (04), o Projeto de Lei 864/2023, da deputada Camila Toscano, que cria o Programa Amamentação Sem Dor nas maternidades, casas de parto e hospitais públicos e privados da Paraíba. Durante sessão, os deputados aprovaram também a prioridade para os idosos no serviço de delivery de medicamentos.
A deputada Camila Toscano explicou que o PL 864/23 tem como principal finalidade garantir o aleitamento materno, por meio de orientação e acompanhamento de profissionais treinados e certificados. O projeto prevê que a Política Amamentação Sem Dor poderá deverá ser promovida através de ações como a realização de programa de capacitação junto a servidores que atuam em maternidades, casas de parto e hospitais públicos, além da produção e divulgação anual de cartilhas digitais e impressas dirigidas aos responsáveis pelas crianças, pediatras, enfermeiros, agentes de saúde e demais profissionais.
“A amamentação é uma prática fundamental para a promoção da saúde das crianças. O leite humano é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. Constitui uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunológicos e psicológicos da criança em seu primeiro ano de vida”, defende a deputada em seu Projeto de Lei.
Os deputados também aprovaram o PL 698/2023, proposto pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, que tem como objetivo garantir aos idosos a prioridade no atendimento do serviço de “delivery” de medicamentos no Estado da Paraíba, assegurando a estes acesso prioritário aos serviços de entrega de medicamentos com segurança e rapidez.
O projeto estabelece que as farmácias deverão dar prioridade aos pedidos feitos por idosos. O texto prevê ainda que a fiscalização, apuração de denúncias e autuação por descumprimento desta Lei será feita pelos órgãos de Proteção ao Consumidor (PROCON), municipal e estadual, sem prejuízo da atuação conjunta ou independente do Ministério Público e demais órgãos de controle.
“Hoje, os projetos de lei que foram debatidos aqui versaram sobre os temas de apicultura, amamentação, direito do idoso, das pessoas com deficiências e também sobre a cultura. Cada vez mais, a nossa Assembleia da Paraíba contribui para uma construção, a cada dia, de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o presidente Adriano Galdino.
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…