Categorias: Paraíba

Análise: eleição em João Pessoa patina entre ‘beijinho no ombro e tiro, porrada e bomba’; do pescoço pra baixo é canela

PUBLICIDADE

A eleição de João Pessoa não é um baile funk, mas deve dançar a melodia do ‘beijinho no ombro’, hit imortalizado pela cantora Valeska Popozuda, sendo regada de ‘tiro, porrada e bomba’. Não literalmente (eu espero), mas na troca de farpas entre aliados.

Até dia 15 de novembro, do pescoço pra baixo é canela, e os ataques são impiedosos. Desde deficiências físicas, peso, estatura, fisionomia, a problemas com a justiça, denúncias, problemas conjugais ou histórias mal contadas, se tornaram munição. Tudo para tentar passar no ‘peneirão’ do primeiro turno do pleito.

Das 13 candidaturas postas, pelo menos sete protagonizam o debate nesse sentido: Cícero Lucena (PSDB), tachado de esqueleto por Ricardo Coutinho; Walber Virgolino (Patriotas), tachado de Tribufu, também pelo ex-governador Ricardo Coutinho; Ruy Carneiro (PSDB), cutucado pelo socialista por ter o sotaque carioca; Nilvan Ferreira (MDB), identificado como ‘cuspidor de microfone’, alcunha também dada pelo ex-governador Ricardo Coutinho; Anísio Maia (PT), apontado por – nada mais nada menos – Ricardo como sem votos e mero laranja do governador João Azevêdo e ainda a professora Edilma Freire (PV), tachada como candidata insossa pelo ex-gestor. Ricardo, por sua vez, é lembrado como presidiário, corrupto, ladrão, autoritário, coronel, feioso, entre tantos outros adjetivos nada republicanos.

De um lado tiro, do outro porrada, e no final a bomba de fumaça. As propostas por enquanto viraram peça coadjuvante. Em meio a tantas novidades, até mesmo o candidato Raoni Mendes, do DEM, ensaiou um fato novo. Anunciou um comunicado às 11h25 de hoje afirmando que ‘nem sempre desistir é um ato de covardia’, levando todos a acreditar que desistiria da disputa para apoiar Cícero, justamente pela escolha do horário do anúncio. A expectativa, no entanto, virou frustração. O anúncio era apenas para dizer, em tese, que desistiu de abrir mão das oportunidades e que dessa vez será candidato sim.

Enquanto isso, as outras cinco postulações, por enquanto, fogem desse debate subterrâneo. Tem entoado seu conteúdo cumprindo a metodologia de seus partidos, adotando coerência, mesmo aparentemente sem um leque de alianças viável para ultrapassar o primeiro turno do pleito.

DERRUBADO

O argumento adotado pelo ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), para tentar obrigar o PT a desistir da candidatura própria na disputa pela prefeitura de João Pessoa alegando que a postulação seria uma espécie de ‘candidatura laranja’ para favorecer o grupo do governador João Azevêdo (Cidadania), foi tratada como desespero pelo deputado estadual Anísio Maia, que afirmou que a tese sequer deve ser levada em consideração.

“E essa história de ser laranja de João Azevêdo isso é uma acusação que não levo nem em conta, porque todos sabem da minha história porque quando discordo de uma coisa eu voto contra. Fiz isso com Ricardo Coutinho e fiz isso com João Azevêdo. Não acho que nós devemos ser subordinados a ninguém. Portanto, seguiremos firmes”, ressaltou.

Na lógica do ex-governador Ricardo Coutinho, Anísio Maia não teria votos para encabeçar a disputa e, portanto, estaria agindo apenas para atrapalhar a postulação do PSB e, ao mesmo tempo, contemplar a candidatura do nome apoiado pelo governador João Azevêdo (Cidadania).

VICE DE FACHADA?

É de se estranhar que uma deputada federal de primeiro mandato vá abrir mão do cargo, que vem regado de regalias, para ocupar uma futura vaga de vice-prefeita de uma cidade do interior do Estado. A movimentação foi registrada na cidade de Monteiro/PB. Isso porque a deputada federal Edna Henrique (PSDB) colocou o nome na disputa como vice, mas, se ganhar, pode sequer tomar posse. Há quem diga que a postulação é apenas de fachada, para cumprir tabela e, na hora da ‘onça beber água’ a deputada não vai renunciar ao mandato na Câmara dos Deputados caso sua chapa saia vencedora.

SEGUEM NO PÁREO

Com a intervenção do PT e Anísio Maia fora do páreo, formaram-se, então as 13 seguintes chapas para a Prefeitura de João Pessoa.

  • Carlos Monteiro – Rede / Vice: Felipe Leite – Rede
  • Cícero Lucena – PP / Vice: Léo Bezerra – Cidadania
  • Edilma Freire – PV / Vice: Mariana Feliciano – PDT
  • João Almeida – SD / Vice: Carlisson Figueiredo – PSL
  • Nilvan Ferreira – MDB / Vice: Eduardo Milanez (sem partido)
  • Pablo Honorato – PSOL / Vice: Márcio Roberto – PSOL
  • Rafael Freire – UP / Vice: João Batista – UP
  • Rama Dantas – PSTU / Vice: Lissandro Saraiva – PSTU
  • Camilo Duarte – PCO / Maurício Almeida – PCO
  • Raoni Mendes – DEM / Vice: Ricardo Ramalho (sem partido)
  • Ricardo Coutinho – PSB / ainda sem vice
  • Ruy Carneiro – PSDB / Vice: Zé Gadelha – PSC
  • Wallber Virgolino -Patriotas / Leila Fonseca – Patriotas

A presença do presidente Jair Bolsonaro em solo paraibano nesta quinta-feira (17) deixou evidente duas constatações. O prestígio do deputado federal Efraim Filho (DEM) e a decisão do presidente em manter o deputado federal Julian Lemos (PSL), seu ex-braço direito, longe da sua companhia.

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024