Categorias: Paraíba

ANÁLISE – Governo precisa radicalizar na equipe de articulação política sob pena da gestão fracassar

PUBLICIDADE

A última votação para a criação da PB Saúde deixou muito claro que é imperiosa a necessidade de o Governo agir rápido para tentar compor uma base aliada sólida.

O ganho alcançado pelo Governo, nesta votação, equivale a uma vitória de Pirro. Depois de inúmeras tentativas e mobilizando até adversários, o Governo ganhou por apenas um voto, o mínimo para obter o quórum necessário. Mesmo assim, teve que apelar para a compreensão e ajuda do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e até para o adversário Agnaldo Ribeiro, deputado federal pela oposição.

Base instável
Nunca na história recente deste Governo houve uma base confiável na Assembleia Legislativa. Logo na abertura do primeiro ano legislativo, o candidato à Presidência da Assembleia Legislativa apoiado pelo Palácio da Redenção, deputado Hervázio Bezerra, levou uma rasteira atribuída ao então G11, grupo parlamentar que se posiciona independente. Adriano Galdino que naquela votação seria eleito apenas para um mandato de dois anos, ficando automaticamente os outros dois anos para Hervázio Bezerra, nesta virada de mesa, ficou com os quatro anos.

Nem aí
Aquele episódio fora o bastante para que o Governo do Estado alertasse para o fato de que tem uma base aliada extremamente frágil, provavelmente em minoria, de modo que, desde então, toda votação de matéria do interesse do Palácio é um Deus nos acuda.

O governador João Azevêdo, notório noviço na área da política e cercado de lacaios e maus conselheiros, com honrosas exceções, parece que ainda não acordou para a realidade política do seu Governo.

Repetindo
Como já dissemos muito recentemente, já é tempo de João Azevêdo dá um freio de arrumação na sua equipe de articuladores e conselheiros políticos. Afinal, os últimos acontecimentos denotam que, continuando como está, sem uma base sólida e majoritária no Poder Legislativo, o atual Governo irá até o fim do mandato sob forte pressão, clima instabilidade total e incertezas sobre os seus projetos que dependam da Assembleia.

Resumo da ópera: em meio a tantas preocupações, o Governo caminhará engessado, gastando tempo e energia com a sua instabilidade na base legislativa, enquanto a gestão em si vai ficando a desejar.

Reconhecimento nacional
O Projeto Cidade Madura, pensado e executado durante a gestão do então governador Ricardo Coutinho, foi motivo de matéria de fôlego no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.

Trata-se de um projeto destinado a oferecer moradia digna e gratuita a pessoas idosas carentes, em pequenos condomínios muito bem construídos e confortáveis.

 

Wellington Farias
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024